Pesquisadores criam chip que identifica 32 doenças utilizando materiais semelhantes aos biossensores.
Cientistas do Laboratório de Pesquisa Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR), na Alemanha, desenvolveram um chip inovador capaz de detectar simultaneamente até 32 patógenos. Este dispositivo, do tamanho da palma de uma mão, assemelha-se aos biossensores utilizados em laboratórios de patologia.
O chip utiliza transistores de efeito de campo (FET), que conseguem identificar cada patógeno com base na corrente elétrica gerada por ele. Nos testes, a interleucina-6 (IL-6), produzida pelo sistema imunológico em casos como lesões teciduais, inflamações e alguns tipos de câncer, foi utilizada. Os resultados do chip se mostraram comparáveis aos de biossensores de última geração utilizados em laboratórios de patologia.
A aplicação desse chip pode representar avanços significativos no monitoramento de imunoterapias em pacientes com câncer, além de contribuir para a previsão da gravidade e evolução de doenças virais. O estudo foi publicado na revista Biosensors and Bioelectronics.
(Fonte: Olhar Digital, Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi, https://olhardigital.com.br/2024/02/09/ciencia-e-espaco/pesquisadores-criam-chip-que-identifica-32-doencas-de-uma-vez-veja/)
Chip desenvolvido pela equipe do HZDR. (Imagem: Anja Schneider/Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf)