Acabou?! Não! Veja como o Carnaval é Celebrado pelo Mundo
Enquanto o Brasil é conhecido por suas festividades de Carnaval vibrantes e cheias de energia, muitos outros países ao redor do mundo têm suas próprias maneiras únicas de celebrar essa época festiva. Vamos explorar algumas dessas tradições carnavalescas fascinantes que ocorrem além das fronteiras brasileiras.
Carnaval de Veneza (Itália)
O Carnaval de Veneza é famoso por suas máscaras elaboradas e festas glamorosas. Durante esse período, as ruas estreitas de Veneza se enchem de pessoas vestidas com fantasias requintadas, participando de desfiles e bailes de máscaras.
O Carnaval de Veneza surgiu a partir do século XVI, quando a nobreza se disfarçava para sair às ruas e misturar-se com o povo. O uso de máscaras permitia que as pessoas ignorassem as normas sociais e desfrutassem de uma liberdade temporária.
Carnaval de Louisiana (Estados Unidos)
Essa festa animadíssima começou por volta do século XVIII e em muitos aspectos, as semelhanças com as festividades brasileiras são evidentes. A organização dos desfiles, as fantasias coloridas e toda a atmosfera festiva são coordenadas pelas “krewes”, equivalentes às nossas escolas de samba. A distinção principal é no ritmo musical que é o jazz que embala as celebrações.
Durante o evento, bandas tradicionais desfilam pelas ruas, acompanhadas por uma multidão de foliões. Os carros alegóricos distribuem colares de bolinhas coloridas, disputados pelos participantes, que se divertem tentando acumular a maior quantidade possível ao redor do pescoço.
Carnaval de Barranquilla (Colômbia)
Considerado o segundo maior carnaval do mundo, é uma celebração culturalmente rica que combina influências africanas, indígenas e europeias.
Barranquilla se transforma em um palco de danças, músicas, desfiles e rituais tradicionais. Os diferentes grupos étnicos da região se unem para celebrar com uma explosão de cores, fantasias extravagantes e ritmos contagiantes. Os desfiles são uma mistura de influências folclóricas, com danças, apresentadas com trajes tradicionais e mascarados.