Fraudes em contas de luz da RGE: como se prevenir dos golpes?

O Procon de Novo Hamburgo emite um alerta à população sobre possíveis fraudes nas contas de energia elétrica, registrando nos últimos dias seis vítimas que caíram em golpes perpetrados por meio de sites falsos da distribuidora de energia RGE. Essas páginas da internet imitam de maneira convincente o site oficial da RGE, onde conseguem coletar informações sensíveis dos clientes.

Segundo relatos dos consumidores afetados, ao realizar uma busca no Google, a primeira opção que aparece não é o site legítimo da RGE. Ao fornecerem seus dados, é gerado um boleto praticamente idêntico, refletindo o valor da conta original. Entretanto, o pagamento não vai para a RGE, mas sim para outra empresa.

Antes mesmo do pronunciamento do Procon de Novo Hamburgo, a nossa equipe do Jornal Do Povo já havia conversado com algumas famílias do Bairro Bela Vista, em Parobé, onde haviam ocorrido o mesmo fato em novembro do ano passado.

A concessionária RGE, responsável pelos serviços de distribuição de energia elétrica em diversos municípios do Estado, emitiu um alerta aos seus clientes sobre esses golpes praticados em seu nome. No comunicado, a RGE esclarece ter conhecimento de casos recentes de fraudes ocorridas no ambiente digital.

Entretanto, as contas de luz são apenas uma gota no oceano. Outro caso recente averiguado pelo nosso especialista em segurança da informação constatou um boleto falso emitido por uma empresa local, onde o pagamento era direcionado para a conta de terceiros. A vítima, que não quis ser identificada, relatou para nossa equipe que o boleto foi emitido pela contabilidade e fazia parte de um acordo de quitação de débitos.

O boleto foi pago pela vítima, mas a empresa responsável pelo recebimento do dinheiro alegou não identificar o pagamento. A vítima ainda disse que não fazia ideia de como verificar a legitimidade do código de barras.

Segue algumas dicas de segurança para lidar com as contas de energia elétrica:

OBS.: Algumas dicas servem também para a identificação de outras contas impressas ou digitais, como a verificação do CNPJ e Razão Social da empresa receptora do pagamento.

Fonte: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Sair da versão mobile