Seleção Brasileira Feminina vence Uruguai, e se classifica para a final da Copa América

A Seleção Brasileira Feminina venceu na noite desta terça-feira (29) o Uruguai por 5 a 1, e confirmou sua classificação para a final da Copa América Feminina, que é realizada no Equador. Com a vitória, o time treinado pelo técnico Arthur Elias também garantiu vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

O duelo foi marcado por uma grande atuação das brasileiras desde os primeiros minutos da partida. Mas antes, o Uruguai tentou surpreender, com um chute na trave, e duas defesas da goleira Claudia, que substituiu a titular Lorena, que estava suspensa. Na sequência, coube para a atacante Amanda Gutierres ditar o ritmo da partida, abrindo o placar aos 11 minutos, ao receber cruzamento de Marta e cabecear para o gol.

Aos 13, o Brasil ampliou. Amanda Gutierres cruzou, enquanto Fátima Dutra teve chute abafado pela zaga uruguaia, e Gio Garbelini marcou o segundo gol no rebote. Logo na sequência, Isa Haas foi derrubada na área. Com o pênalti para a Seleção Feminina, coube à rainha Marta finalizar, e marcar seu primeiro gol na Copa América. Com 27 minutos de jogo, já estava 3 a 0 para a Seleção.

Segundo tempo com controle do jogo

No início da etapa final, as uruguaias tentaram reagir. Em dez edições da Copa América Feminina, era apenas a segunda vez na história que o Uruguai chegava a uma semifinal. Em escanteio cobrado por Lacoste, a bola desviou em Tarciane, e depois em Isa Haas, que marcou o gol contra.

Logo na sequência, a Seleção voltou a ditar o ritmo da partida. Aos 20 minutos, Amanda Gutierres, que havia aberto o placar, marcou o seu segundo gol no jogo, com um golaço de falta. A goleada se consumou com o gol de Dudinha, aos 41 minutos, confirmando o placar final por 5 a 1, e a classificação para a decisão da Copa América Feminina.

Vaga olímpica

Esta é a décima vez que o Brasil chega à final da Copa América Feminina, competição que a Seleção venceu oito vezes – a exceção de 2006, quando a Argentina foi campeã. O resultado também confirmou o Brasil no torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Final contra a Colômbia

A grande decisão da Copa América Feminina será neste sábado (2), às 18h, contra a Colômbia, que na segunda-feira (29) derrotou a Argentina nos pênaltis na semifinal. Enquanto a Seleção tenta o seu nono título da competição, as colombianas vão em busca de um título inédito.

Sair da versão mobile