A Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Em Taquara, o período da campanha já começou e vai até 31 de maio, voltado para os grupos prioritários. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive as localizadas no interior do município, terão o imunizante disponível. Destaca-se que na UBS Santa Teresinha, durante o mês de abril, haverá vacinação no turno da noite, de segunda a quinta-feira, até às 20h45.
A saúde da comunidade é uma prioridade constante, especialmente diante dos desafios representados pela influenza e pela COVID-19. As recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, é o uso de máscaras e a busca por atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas gripais, para proteger a todos.
O Dia D da Campanha de Vacinação está marcado para 13 de abril, quando serão realizadas atividades de mobilização para a comunidade. O secretário municipal de Saúde, Douglas Mello, destaca a importância da antecipação da campanha para proteger a população, especialmente crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde e educação, antes do inverno.
A estimativa é vacinar cerca de 21 mil habitantes em Taquara, distribuídos de acordo com os grupos mencionados, com as crianças sendo vacinadas nas UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Terezinha.
Parobé: A aplicação vai até o dia 31 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h e das 13h às 16h45 em todas UBSs.
Já no sábado,13 de abril, será realizado do Dia D de Imunização, com abertura de UBSs para a ação.
Diferentemente dos anos anteriores, a vacinação será liberada para todos os grupos prioritários da campanha, sem escalonamento.
Grupos prioritários:
Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, professores e motoristas.