Feiras de calçados nos Estados Unidos devem gerar R$ 30 milhões em negócios para marcas brasileiras

A participação de 32 marcas brasileiras de calçados em duas importantes feiras norte-americanas deve gerar mais de R$ 30 milhões (US$ 5,47 milhões) em negócios, entre vendas imediatas e acordos alinhavados. A ação foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa da Abicalçados em parceria com a ApexBrasil, e marcou presença nas feiras Atlanta Shoe Market e Magic Las Vegas, realizadas em agosto.

Mesmo com o impacto da nova sobretaxa de 50% para produtos brasileiros nos EUA, o resultado superou as expectativas. “Há um movimento positivo entre os compradores, que demonstram disposição para manter o fornecimento, mesmo com as tarifas extras”, afirma Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados.

Em Atlanta, 22 marcas brasileiras estiveram na Atlanta Shoe Market, entre os dias 9 e 11 de agosto. Juntas, venderam, no local, 19,2 mil pares, movimentando R$ 3,34 milhões (US$ 609 mil). Considerando os negócios futuros, o volume sobe para 148,6 mil pares e R$ 16,47 milhões (US$ 3 milhões). O evento contou com 197 contatos comerciais de países como EUA, Canadá, Costa Rica, China, França, Austrália, México, Panamá, Porto Rico e Jamaica.

Entre os expositores apoiados pelo Brazilian Footwear estavam as marcas Arezzo, Bibi, Bottero, Cartago, Ipanema, Melissa, Pegada, Piccadilly, Schutz, Usaflex, entre outros. Wagner Kirsch, diretor da GVD, comentou que foi surpreendido positivamente. “Mesmo com o tarifaço, fechamos negócios e ampliamos contatos importantes”.

Na cidade de Las Vegas, 12 marcas brasileiras venderam 20,3 mil pares na Magic Las Vegas, realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, totalizando R$ 3,4 milhões (US$ 620 mil). Com os negócios alinhados, os números chegam a 141,2 mil pares e R$ 13,5 milhões (US$ 2,47 milhões). Foram registrados 244 contatos comerciais com compradores da América do Norte, América Central e América do Sul. Participaram deste evento marcas como Beira Rio, Moleca, Molekinha, Carrano, Vizzano, Klin, entre outras.

A representante da Klin, Camila Chamoun, reforçou a importância estratégica das feiras: “Foi fundamental para entender o mercado em um momento de incertezas. As perspectivas são boas e muitos acreditam que as sobretaxas serão temporárias”.

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