Trecho da RS-115 volta a apresentar rachaduras em Três Coroas e impacta deslocamento para região das Hortênsias

Um dos principais acessos à região das Hortênsias, a RS-115, voltou a apresentar problemas estruturais. Rachaduras surgiram no trecho próximo a Três Coroas, causando desníveis no asfalto. Segundo motoristas, as falhas, que afetam ambos os sentidos da via, apareceram após a enchente de maio. Duas rachaduras são mais graves, com fendas de até 20 centímetros.

As rachaduras estão localizadas no km 23, ao lado da praça de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A EGR garante que não há risco de novos rompimentos imediatos, mas a falta de sinalização adequada tem causado transtornos. Muitos motoristas relatam ter que frear bruscamente ou desviar em alta velocidade, aumentando o risco de acidentes.

O problema já havia sido registrado no ano passado e persiste, o que tem gerado insatisfação entre os usuários da rodovia, como o gerente de peças Gustavo Pereira, que critica a cobrança do pedágio diante das más condições da estrada.

EGR promete reparos em agosto
A EGR afirmou que os reparos temporários, incluindo fresagem e recapeamento de um trecho de 420 metros, estão previstos para o início de agosto. A obra deve durar dois dias, mas a solução definitiva, que envolveria a contenção do solo coluvial da região, é de alto custo e complexidade. O presidente da empresa, Luís Fernando Vanacôr, explica que o solo em questão se movimenta com as chuvas, causando as rachaduras.

Sobre a falta de sinalização, Vanacôr afirmou que uma placa foi colocada no local, mas pode ter sido derrubada. Ele garantiu que uma nova estrutura será instalada para alertar os motoristas sobre os desníveis.

Sair da versão mobile