Nasa adia missão de resgate de astronautas “presos no espaço” devido à tempestade tropical Helene

A Nasa adiou o lançamento da missão Crew-9, da SpaceX, que estava previsto para quinta-feira (26). O motivo é o avanço da tempestade tropical Helene, que deve atingir a costa da Flórida no mesmo dia. O novo lançamento está agendado para sábado (28), às 14h17min.

A missão tem como principal objetivo trazer de volta os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho. A missão, originalmente planejada para durar oito dias, já se estende por sete meses.

Conforme o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), há chances de que a tempestade Helene ganhe força e se transforme em furacão ao tocar o solo da Flórida. Ventos fortes e chuvas intensas são esperados nas áreas de Cabo Canaveral e Merritt Island, locais próximos ao ponto de decolagem.

A Crew-9 será comandada pelo astronauta da Nasa Nick Hague e pelo cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov. Além de resgatar os astronautas, a missão inclui manutenção de equipamentos na ISS e a continuidade de pesquisas espaciais.

Fiquem atentos aos próximos dias para atualizações sobre o lançamento!

Sair da versão mobile