Com doses disponíveis em todas as unidades de saúde, Prefeitura de Gravataí inicia vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos
Esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas.
A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta terça-feira, 21, a imunização contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. As doses estão disponíveis em todas as 30 unidades de saúde municipais, sendo o esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, preferencialmente com documento com foto e/ou cartão do SUS.
O objetivo do imunizante é reduzir as complicações, internações e óbitos ligados à doença. Neste primeiro momento, Gravataí recebeu 4.107 doses. A previsão é de que o município receba, com as remessas seguintes, um total de 16.425 doses para vacinar o público-alvo preconizado. Mais de 15 mil crianças e adolescentes gravataienses pertencem à faixa etária dos 10 aos 14 anos.
Conforme definido pelo Ministério da Saúde, as doses contra a dengue são aplicadas em crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, faixa etária que, nacionalmente, concentra maior número de hospitalização pela doença nos últimos anos – 16,4 mil no total, no período de janeiro de 2019 a novembro de 2023.
A vacina não deve ser aplicada em criança ou adolescente que tenha quadro clínico moderado ou grave de dengue. Além disso, o grupo prioritário apto a receber a vacina que já tenha contraído dengue previamente deve aguardar seis meses para receber a primeira dose.
Outras vacinas não devem ser aplicadas concomitantemente ao imunizante da dengue. A SMS lembra ainda que a vacina não é autorizada para pessoas acima dos 60 anos, público que concentra o maior número de mortes pela doença no Rio Grande do Sul.
Cuidados com a dengue
Mesmo com o início da vacinação na cidade, a SMS reforça os cuidados para prevenir e combater o mosquito da dengue, tendo em vista que, em razão do número de doses recebidas, ainda não é possível vacinar toda a população. Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para resolver a proliferação do Aedes aegypti, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar.
Diariamente, as equipes de saúde de Gravataí seguem realizando ações voltadas ao enfrentamento da dengue, como o atendimento às denúncias e o monitoramento de pontos estratégicos. Também há a inspeção quinzenal de locais como borracharias, cemitérios, ferros-velhos e floriculturas, a fim de eliminar possíveis focos de dengue, assim como a realização da Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e os bloqueios de transmissão viral (fumacês) nos casos suspeitos e confirmados de dengue.
Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.