Outono pode chegar com intensa frente fria, muita chuva e quedas de temperatura no Sul e Sudeste.

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) compartilhou a previsão do tempo para o outono no Brasil.

Com a chegada desta estação no Hemisfério Sul na quarta-feira, 20 de março de 2024, é comum surgirem dúvidas sobre as condições climáticas que estão por vir. Confira os dados completos a seguir:

O início do outono prevê um clima instável e a possibilidade de chuvas rápidas predominando na maioria do centro-sul do país, caracterizando o final do verão de 2024. Até a noite da terça-feira (19), espera-se a ocorrência de cerca de 50 milímetros de chuva na faixa oeste da região Sul, abrangendo desde o Rio Grande do Sul até pontos do Paraná.

Além disso, volumes significativos de chuva também são esperados em partes do Sudeste devido ao avanço das instabilidades. Prevê-se a ocorrência de aproximadamente 50 milímetros de chuva no leste de São Paulo, em áreas do Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais. Essas serão as últimas pancadas de verão, ocorrendo em meio às altas temperaturas que servem como combustível para os temporais.

Uma intensa frente fria está se formando a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica.

Esse sistema, que desta vez chegará de maneira organizada ao Sul do Brasil, poderá gerar elevados volumes de precipitação, além de tempestades acompanhadas de ventos fortes, trovoadas, raios e granizo.

Na quarta-feira (20), espera-se que o sistema cause danos significativos em diversas províncias do Uruguai e, à noite, chegará até a fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre

Na quinta-feira (21), essa frente fria avançará efetivamente pelo Rio Grande do Sul, podendo provocar tempo severo e transtornos desde o extremo sul gaúcho até a fronteira oeste durante a madrugada e primeiras horas da manhã.

Não será demorado para que a frente fria atinja o norte do estado, colocando a capital, Porto Alegre, em alerta.

Transição entre o verão e o outono vai ocorrer em meio ao calor intenso e chuvas volumosas.
Frentes frias mantém alta concentração de umidade e alertas entre o Sul e o Sudeste.
Fonte: Meteored Brasil

Com a progressão dessa frente fria, é esperada uma trégua do calor intenso em partes do centro-sul do país. A mudança nas condições climáticas começará pelo Rio Grande do Sul já entre a noite da quarta e a manhã da quinta-feira, levando a uma queda inicial na temperatura devido à chegada de uma massa de ar frio.

Temperaturas Mínimas na Serra Gaúcha

A tendência é que essa massa de ar frio avance também pelos demais estados afetados por essa frente fria até o final de semana. Com as mudanças no clima, o aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuvas, e principalmente a mudança na direção dos ventos, é esperada uma queda acentuada na temperatura, podendo chegar a até 10 °C de diferença entre um dia e outro.

É importante destacar, no entanto, que esta não será a primeira onda de frio intensa do outono. As temperaturas mínimas esperadas na serra gaúcha e na serra catarinense são de 9 °C, o que significa que a probabilidade de ocorrerem as primeiras geadas são praticamente nulas.

Referências:
1. Tempo | tempo.com | Amanda Souza – Meteorologista.
2. INMET. Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos. Disponível em https://alertas2.inmet.gov.br/
Adaptação por: Redação Do Povo 5.0 | Jornal de Parobé
Legenda da Imagem: “Intensa frente fria avança até o Sudeste e deixa alerta de chuvas intensas e de tempestades severas. Massa de ar frio também é destaque no fim desta semana.”

Sair da versão mobile