Desde o início das enchentes, Secretaria da Saúde está mobilizada para prestar todo o suporte necessário aos acolhidos.
A Prefeitura de Gravataí continua mobilizada prestando todo o acolhimento possível aos desabrigados. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), equipes de saúde estão com ações de vacinação em abrigos de Gravataí. Em 7 dias, já foram aplicadas 1.030 doses das vacinas influenza e dT, que protegem contra a gripe e contra o tétano, respectivamente. Soma-se a isso os atendimentos médico e de enfermagem realizados por equipes volantes, que diariamente acompanham as situações de saúde dos desabrigados.
A iniciativa de levar vacinação aos abrigos busca prevenir as doenças e proteger a população atingida pelas enchentes durante um período prolongado. Em tempos de baixas temperaturas, a vacina contra a gripe, por exemplo, é fundamental para a proteção contra a doença. O imunizante está disponível a todas a população a partir dos 6 meses de idade. Nos locais, voluntários envolvidos na organização dos abrigos também estão sendo imunizados.
Outra doença em que pode haver o aumento de contaminação após enchentes, especialmente se houver algum arranhão ou ferimento à pessoa exposta, é o tétano. Por conta disso, a SMS também tem levado a vacina dT, que protege contra o tétano, uma doença grave e não contagiosa. Transmitida pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa, o tétano tem como principais sintomas as contraturas musculares, a rigidez de membros e abdominal, a dificuldade de abrir a boca e dores nas costas.
Além da vacinação, é recomendado que, se possível, a pessoa exposta às águas ou os voluntários envolvidos nos resgates utilizem equipamentos de proteção individual – tais como botas, luvas e calças de proteção – nos locais em que há contato com água suja ou lama.