Geronto Fair 2025 consolida a economia prateada no Brasil com inovações para o público 50+

A Geronto Fair 2025 encerrou sua edição com saldo extremamente positivo, consolidando-se como o principal evento da economia prateada no Brasil. Realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, a feira reuniu expositores, profissionais e instituições comprometidas com a qualidade de vida da população com 50 anos ou mais.

Com foco em inovação e bem-estar, a Geronto Fair promoveu uma programação intensa de palestras, exposições e rodadas de negócios. O sucesso foi tão expressivo que a edição de 2026 já está confirmada, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, também em Gramado.

“A feira foi palco de inúmeras conexões e negócios entre empresas que enxergam o potencial da longevidade. O entendimento do conceito da Geronto Fair foi assertivo e promissor para todos os envolvidos”, afirmou Roberta Pletsch, diretora do evento.

Destaques da feira

Em cada canto dos pavilhões, foi possível acompanhar produtos e serviços diferenciados que compõem a economia prateada. Uma das inovações foi trazida pelo São Pietro Sênior, de Porto Alegre, que apresentou o conceito de senior living, que são os residenciais de alto padrão voltados para oferecer conforto e qualidade de vida a pessoas com mais de 60 anos. O sócio-fundador do Grupo São Pietro Sênior, Luciano Zuffo, comentou que a iniciativa é uma novidade no Brasil. “Trazer este produto para dentro da feira enriquece muito as opções dos tipos de moradias para pessoas maduras. Ficamos felizes com a visibilidade do nosso trabalho aqui na feira, pois somos a primeira operadora de senior living de alto padrão no Brasil”, comemora

Também na feira esteve o Instituto Moriguchi, de Veranópolis (RS), projeto com mais de 30 anos reunindo pesquisas científicas sobre envelhecimento. O presidente da instituição, João Sengler, médico geriatra, lembra que a feira é importante para aproximar o conhecimento científico com o público visitante. “A Geronto Fair trouxe para cá a parte científica, trouxe diversas palestras ao público, e ainda juntou serviços, indústria e comércio que têm essa questão com o envelhecimento saudável e qualidade de vida. É isso o que a gente quer. Proporcionar uma saúde de qualidade para as pessoas mais 50+”, afirma.

O estande do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP foi palco de uma intensa programação de eventos nos três dias de Geronto Fair. Foram palestras, oficinas de primeiros socorros, simulador de envelhecimento e atividades de dança. A coordenadora técnica do trabalho com pessoas idosas do Sesc-RS, Michele Silveira, comentou que o espaço na feira buscou apresentar várias possibilidades de negócios e serviços. “São atividades que estimulam e podem proporcionar novas perspectivas para o público 50+. A Geronto Fair é um evento necessário, que faltava em no nosso Estado, o que tem a população mais longeva do país, segundo dados do último censo. Precisamos estar aqui todos os anos, para conversar, gerar negócios e entender mais a economia prateada”, frisa.

Sebrae-RS trouxe rodada de negócios na Geronto Fair

Nesta sexta-feira (5), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) se fez presente na Geronto Fair com o Portal de Negócios, uma rodada de negócios que uniu sete gestores de instituições de longa permanência de idosos (ILPI’s) com 42 empresas de diferentes segmentos. Segundo a coordenadora setorial da cadeia da saúde e bem-estar do Sebrae-RS, Ana Paula Rezende, esta foi a primeira vez que o Sebrae realizou uma rodada de negócios no Brasil voltada para atender a terceira idade.

“O Sebrae-RS já trabalha com a economia prateada há mais de três anos, trazendo informações não só para o empreendedorismo 60+, mas também oportunidades de negócios para este nicho de mercado. É algo importante para que as pessoas consigam  direcionar a entrega de produtos e serviços para esta população”, salienta a coordenadora. “É uma ação muito importante para fortalecer a economia local”, completou Ana Paula.

Sair da versão mobile