O espaço está localizado na Avenida Dr. José Loureiro da Silva, conhecido como ‘prédio do Schmitz’, em alusão ao proprietário do edifício
Focando na revitalização de espaços culturais e para investir ainda mais na indústria criativa, a Prefeitura de Gravataí destinou as chaves de uma sala no centro da cidade para a Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura (SMGCC). O espaço localizado em um dos principais prédios da cidade, na Avenida José Loureiro da Silva, abrigou por muitos anos, o cinema de Gravataí e coleciona memórias.
O ambiente que já contou com centenas de olhos atentos perante à tela com os melhores lançamentos da sétima arte, após reforma, será utilizado como sala multiuso para a cultura local.
“Gravataí está sendo presenteada com um espaço tão importante e cheio de história como esse, que por muitos anos foi o nosso cinema e levou entretenimento para adultos e crianças”, enfatizou o prefeito Luiz Zaffalon.
Na tarde desta quarta-feira, 05, a equipe técnica de cultura da SMGCC se reuniu no local, para avaliar o mesmo e explanar sobre a utilização do espaço no futuro. A sala foi entregue ao município por meio de dação de pagamento na Lei Municipal 3.881/2017 – de Dação PD 127.729/2022 e já pode ser ocupada.
“Este equipamento simbólico para a área da cultura está sendo viabilizado pelo instrumento da dação em pagamento, em que o devedor daciona um bem em troca de uma dívida junto ao município. No caso em específico, resolvemos importante assunto familiar e conseguimos conciliar com uma conquista igualmente importante para o setor cultural do município, o que nos deixa satisfeitos de ter conseguido conciliar o interesse público com a necessidade privada. Ganham todos”, explica Davi Keller, secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento.
Podendo receber saraus, ensaios de teatro e diversas apresentações, a sala multiuso será referência para o maior fomento da cultura no município.
“Temos uma cidade riquíssima em artistas. Com este espaço e os demais projetos que estão acontecendo, trazemos muitas coisas incríveis para a comunidade e os artistas locais, desenvolvendo a indústria criativa, a ampliação e o acesso à cultura”, explica Marlise Damin, assessora executiva de cultura na SMGCC, produtora teatral, professora e entusiasta das artes.
A diretora de cultura da SMGCC, Izabel Cristina, reforça as benesses do novo espaço para a cidade.
“A Prefeitura de Gravataí tem assumido um forte compromisso com a Cultura do município, e a entrega de mais um espaço público para fins artístico-culturais denota esse comprometimento e olhar atento para as necessidades do setor. A sala do antigo Cinema Schmitz virá ao encontro de uma importante demanda da classe artística local: espaço para ensaios, encontros, reuniões, workshops, seminários, apresentações… e tantas outras possibilidades que uma sala multiuso, com ocupação alternativa, pode proporcionar. A partir de agora, com o recebimento das chaves, trabalharemos, em conjunto com todas as demais pautas da Cultura, para entrega de mais um espaço cultural para Gravataí imbuído de tantas recordações.”
Utilização do espaço
Devido ao longo tempo de inutilização, atualmente, o lugar carece de reforma e revitalização. Durante os reparos, a estrutura original será mantida o máximo possível para que as memórias sejam preservadas.
“A sala ainda não está disponível para utilização, mas em breve, Gravataí vai ter mais um espaço para celebrar e viver a cultura. Por intermédio da viabilização de recursos a serem captados, a sala vai ter vida novamente, com o público, projetos e diversas atrações”, explicou Giulliano Pacheco, secretário da SMGCC.
Memórias de cinema
Quem era fã de filmes nos anos 90 e começo dos anos 2000, provavelmente, frequentou a sala 1002 da Avenida José Loureiro da Silva, 1600, como recorda um dos representantes da equipe da SMGCC, Carlos Albani.
“Lembro de ver o primeiro filme do Homem Aranha neste lugar, que agora vai construir ainda mais memórias e tornar a cultura mais acessível para Gravataí. É uma honra enorme fazer parte de um projeto incrível como esse “, finalizou.