As campanhas de saúde têm cores e datas específicas. Elas chamam a atenção da população para tomar precauções em relação a doenças e fazer exames. O mês de março é marcado principalmente pela cor azul-marinho, que representa a campanha de saúde para o câncer colorretal. Conhecido como câncer de intestino, é o terceiro câncer mais comum no país em que são atingidas pelo menos 40 mil pessoas por ano.
A maioria das pessoas com essa doença tem mais de 50 anos, são sedentárias e tem hábitos alimentares que incluem ultraprocessados, industrializados e embutidos. Outro fator que pode aumentar a chance de se ter o câncer colorretal é se algum familiar já teve a doença. Os tumores de câncer de intestino acontecem no cólon (o intestino grosso) e no reto e podem demorar para apresentar sintomas. Tem início a partir de pólipos (lesões benignas) que crescem na parede do intestino se não retirá-las. Por isso, a importância de fazer exame de colonoscopia a partir dos 45 anos.
Entretanto, em março, também há prefeituras e instituições de saúde que utilizam amarelo, vermelho, verde, roxo e lilás. Duas dessas campanhas são espeficamente para mulheres como “Março Amarelo” para a endometriose e “Março Lilás” para o câncer de colo de útero. Além disso, há o “Março Vermelho” para câncer renal, “Março Verde” para a conscientização em saúde visual e “Março Roxo” para epilepsia.