aluna Veridiana Cordeiro, do Módulo Legislativo da Escola de Líderes 2024, fez história ao ser premiada com a 3ª colocação no Módulo Legislativo da Escola de Líderes 2024, levando um prêmio de R$ 3 mil, além de um trofeu simbólico. Veridiana, que é deficiente visual, também foi eleita presidente da Mesa na simulação da Imersão Presencial realizada no sábado (29/6) na Câmara Municipal de Santo André (SP) e conduziu os trabalhos dos colegas durante a tarde, demonstrando que a inclusão já é uma realidade na Fundação Ulysses Guimarães (FUG).
“Veridiana Cordeiro é um exemplo de superação e inclusão, mostrando que a Escola de Líderes da FUG está preparada para receber todos os que desejam contribuir para a política brasileira, independentemente de suas limitações”, afirmou o Secretário-Executivo da FUG, Guto Scherer.
Para garantir que Veridiana tivesse acesso completo ao conteúdo da Escola de Líderes, a FUG adaptou a plataforma da Escola Movimento, permitindo a leitura por leitores de tela. Além disso, foi criado um grupo de WhatsApp chamado “Escola de Líderes para Todos”, onde as informações eram enviadas com áudio-descrição, facilitando a comunicação e o aprendizado de Veridiana.
Durante a visita à sede da Prefeitura de São Paulo (SP), localizada no histórico Edifício Matarazzo no centro da capital paulista, a aluna observou com muita satisfação que existiam maquetes explicativas em braile, onde era possível “entender como é o desenho, a planta externa dos prédios, o funcionamento, distribuição dos andares, portas, janelas. Você consegue ter uma noção ampla de tudo.”
Veridiana veio a São Paulo acompanhada pelo marido Juarez, demonstrando que com o apoio adequado, a inclusão pode ser efetiva e inspiradora. Com a adoção dessas medidas e outras já em planejamento, a FUG garante que todos os cidadãos tenham a oportunidade de se formar como líderes políticos capacitados e conscientes.
Confira mais fotos da participação de Veridiana no evento: