Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado hoje.

A campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano traz o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”

Hoje, dia 02 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma ocasião importante para aumentar o entendimento e a empatia em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este transtorno é marcado por desafios na interação social e pela presença de comportamentos repetitivos. É crucial reconhecer que o TEA abrange uma ampla gama de manifestações, desde formas mais leves até mais severas.
A campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano traz o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, enfatizando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e particularidades das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este tema, acompanhado pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades, visa incentivar a sociedade a ir além das dificuldades frequentemente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo. Vamos juntos promover a inclusão e o respeito, valorizando as capacidades de todos!
Para Jair Vanderlei theissen da Silva, pai do pequeno Enzo Gabriel, de 4 anos, não foi fácil receber o diagnóstico de autismo. A luta começou ali mesmo, afirmou. “Quando Enzo tinha um ano, percebemos que ele era diferente das nossas outras duas filhas. Ele não respondia a chamados, não tinha estímulos, ele não sentia dores. Não víamos ele chorar! Isso chamou a nossa atenção e procuramos especialistas para nos ajudar”.
Hoje, dois anos do diagnóstico, a luta continua para que, não só o Enzo, mas todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista tenham seus direitos garantidos e que consigam ser inclusos na sociedade. “Queremos que nosso filho e as demais crianças autistas sejam acolhidos pela sociedade. A lei nos garante isso, mas nem sempre é assim”.
No próximo sábado, dia 6, em Parobé, acontecerá uma caminhada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o autismo. Com saída em frente à Caixa Econômica Federal às 8h, a iniciativa busca destacar a mensagem de que “nem todo humano é autista, mas todo autista é humano”. Todos são bem-vindos para participar e mostrar apoio à causa da inclusão e do entendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Venha se juntar a nós nesta importante caminhada!

Sair da versão mobile