A Brigada Militar divulgou em 9 de julho o relatório de produtividade referente ao primeiro semestre de 2025 na região do Vale do Rio dos Sinos. Os dados, obtidos por meio do sistema Avante e fornecidos pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), revelam um cenário expressivo de combate à criminalidade: mais de uma tonelada de drogas apreendidas entre janeiro e junho.
Segundo o comandante do CRPO-VRS, coronel Luís Felipe Neves Moreira, os resultados são reflexo da atuação intensa dos brigadianos nos 16 municípios da região. “Algumas apreensões são de pequena quantidade, mas ajudam a desestabilizar as ações criminosas. Outras, mais volumosas, são possíveis graças às denúncias anônimas da população”, pontuou.
Apreensões de impacto: drogas, armas e granada
Um dos principais destaques do semestre ocorreu em junho, quando informações repassadas pelo 190 levaram à prisão de dois homens em Sapiranga. Na ação, a Brigada Militar apreendeu mais de 30 quilos de entorpecentes, sete armas de fogo e até mesmo uma granada, que foi neutralizada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Ao todo, a corporação apreendeu quase 70 armas somente em 2025.
Ações preventivas e repressivas
A BM também reforça a importância das ações preventivas. Mais de 133 mil pessoas e 71 mil veículos foram abordados nos seis primeiros meses do ano. “A presença em barreiras e ações de fiscalização muitas vezes impede crimes como roubos, homicídios e o próprio tráfico”, destacou o coronel Neves.
Prisões e recapturas
Somente neste ano, a Brigada Militar realizou mais de 1.500 prisões em flagrante no Vale do Sinos. Além disso, 264 foragidos do sistema prisional foram recapturados. O comandante destaca que a corporação atua tanto na repressão quanto em iniciativas sociais, como o Proerd, Patrulha Maria da Penha e ações comunitárias. “Nosso trabalho é amplo, mas com um objetivo claro: garantir segurança e bem-estar social à população”, finalizou.