Alerta de Chuvas intensas entre os dias 16 a 20 no Rio Grande Sul.

Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Todos os principais órgãos de defesa e autoridades do Estado do Rio Grande do Sul emitiram um alerta sobre chuvas acumuladas que devem começar a partir dessa terça (16) e podem se estender até o dia 20.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, órgão da Defesa Civil Nacional, informou em vídeo sobre a previsão de chuva em todo o país com intensificação no Rio Grande do Sul, podem resultar em alagamentos, inundações, enxurradas, quedas de árvores e cortes de energia em todo o estado.

Em vídeo divulgado no Instagram do Governador Eduardo Leite junto do chefe da Casa Militar, coronel Luciano Chaves Boeira, as chuvas se intensificam com até 70 milímetros acompanhadas de rajadas de vento e granizo.

Das regiões afetas, o avanço das chuvas pode causar instabilidades isoladas na região Metropolitana, nos Vales e Litoral.

Procure abrigo em locais seguros e aguarde até o cessamento da chuva. Evite atravessar áreas inundadas, pois são locais de extremo risco.

Em cartilha divulgada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, essas são algumas recomendações de como agir em caso de chuvas intensas:

Medidas Preventivas:

Como Agir Antes:

Como Agir Durante:

Como Agir Depois:

Recomendações Gerais:

Via
Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres
Fonte
Gov.br
Sair da versão mobile