Ondas de calor chegam ao Sul do país com 5 ºC acima a média.

Uma persistente onda de calor está impactando o Brasil e pode continuar influenciando várias regiões do país por mais de cinco dias, conforme alerta o Climatempo. A previsão indica temperaturas que podem exceder até 5 °C a média histórica para o mês de fevereiro.

Conforme o portal de meteorologia, a região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul serão os mais impactados desta vez. As temperaturas começaram a aumentar já no último final de semana.

No Rio Grande do Sul, os termômetros podem atingir quase 40 °C, enquanto no oeste do Paraná, as temperaturas oscilarão entre 36 °C e 38 °C nos próximos dias. Os locais previstos para enfrentar mais de 5 °C acima da média para fevereiro incluem oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sul de Mato Grosso do Sul, conforme indicado no mapa em vermelho.

As projeções sugerem que, desta vez, a onda de calor não afetará outras regiões do Brasil.

O Rio Grande do Sul, destacado em laranja, enfrentará temperaturas de 3 °C a 5 °C acima da média.
Em Santa Catarina, as máximas também devem alcançar 38 °C, podendo se aproximar dos 40 °C na divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina.

Santa Catarina está sob alerta de calor intenso, condição que deve persistir pelo menos até sexta-feira, 9 de fevereiro, podendo ser estendida, segundo o Climatempo. O pico de calor registrado até agora foi em Itapiranga, na fronteira com a Argentina, nesta segunda-feira (5), quando os termômetros da cidade atingiram notáveis 43,0 °C.

Fenômeno mais recorrente no Brasil

Até novembro de 2023, o Brasil enfrentou oito ondas de calor, destacando-se aquela que ocorreu entre 8 e 19 de novembro, devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8 °C em Araçuaí (MG) — a temperatura mais alta já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7 °C registrados em Bom Jesus (PI) em 2005.

Sair da versão mobile