Araricá 28 anos de histórias e superação celebrados com a comunidade.
28 anos de histórias e superação
Um pequeno município da Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, criado pela Lei n.º 10.667, de 28 de dezembro de 1995, comemora mais um ano de sua emancipação. Trata-se de Araricá, que, com pouco mais de 8,5 mil habitantes, é a cidade que mais cresceu em população percentual no estado, registrando aumento de 75%, segundo o IBGE.
IBGE
Com a sede municipal localizada a 70 km da capital Porto Alegre, a extensão territorial do município é de 36,57 km², sendo 26,51 km² de área rural e 10,06 km² de área urbana. A cidade é composta pelos bairros Campo da Brazina, Integração, Azaleia, Estação, Imperatriz, Emancipação e Canoa. Hidrograficamente, é formado pelo Arroio Grande, Arroio Araricá e Arroio Campo da Brazina, que desaguam no Rio dos Sinos. Faz limite com os municípios: Norte – Sapiranga e Nova Hartz; Sul – Sapiranga; Leste – Parobé, Nova Hartz e Taquara; Oeste – Sapiranga, e a altitude é de 41,86 metros.
Dos 8.525 habitantes, grande parte é formada por descendentes alemães, e muitos destes falam o Dialeto Hunsrück, um dialeto alemão falado na região do Hunsrück, no sudoeste da Alemanha e que possui forte influência do português.
Em 21 de março de 1995, o presidente da Comissão de Emancipação de Araricá dirigiu-se ao Sr. Otávio Germano Filho, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, solicitando autorização para consulta plebiscitária.
Tal autorização foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 22 de junho de 1995 e transformada na Lei n.º 10.463, de 19 de julho de 1995, pelo Governador Antônio Britto, quando foi autorizada a realização de consulta plebiscitária para emancipação da localidade de Araricá, pertencente ao Município de Sapiranga, incluindo localidades do Município de Nova Hartz. Em 22 de outubro de 1995 aconteceu o Plebiscito da Emancipação, aprovando o desmembramento. Assim, o Município de Araricá teve sua emancipação dos Municípios de Sapiranga e Nova Hartz, em 28 de dezembro de 1995 e oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997, junto da posse de nove vereadores,
prefeito e vice-prefeito, eleitos no pleito de 3 de outubro de 1996.
Foram as primeiras eleições realizadas no governo Fernando Henrique Cardoso e as últimas antes da adoção da reeleição para cargos executivos. Também foi a estreia das urnas eletrônicas, disponíveis para um terço dos eleitores à época.
A primeira vereadora a presidir o Legislativo Municipal foi Maria Edith da Costa, a “Dona Edi”.Curiosamente, até os dias atuais, Edi Costa foi a vereadora que mais conseguiu captar eleitores, de maneira proporcional, isto é, 11,93% dos votos válidos na eleição de 1996. Araricá está em sua 7ª legislatura, governada pelo prefeito Flávio Luiz Foss, que vive seu quarto mandato.
Segundo a relação dos dados históricos de Araricá, elencados pelo IBGE, são etapas
históricas da formação administrativas do Município de Araricá, os seguintes elementos:
- Distrito criado com a denominação de Estância Velha por Ato Municipal n.º 117, de 15 de janeiro de 1930, subordinado ao município de São Leopoldo;
- Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 7.199, de 31 de março de 1938, o distrito de Estância Velha passa a se chamar João Correia;
- Pelo Decreto Estadual n.º 720, de 29 de dezembro de 1944, o distrito de João Correia passa a se denominar Araricá;
- Pela Lei Estadual n.º 2.529, de 15 de dezembro de 1954, o distrito de Araricá passa a fazer parte do novo município de Sapiranga;
- Desmembrado de Sapiranga e Nova Hartz, Araricá é elevado à categoria de município pela Lei Estadual n.º 10.667, de 28 de dezembro de 1995. O município é instalado em 1º/01/1997, constituído do distrito-sede;
Atualmente, Foss foi eleito presidente da Amvag – Associação dos Municípios do Vale Germânico, que abrange 14 municípios, sendo eles: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Nova Hartz, Presidente Lucena, Sapiranga, São Leopoldo, São José do Hortêncio e Santa Maria do Herval.
Economicamente o município é bastante diversificado. Na produção primária, produtos coloniais, hortifrutigranjeiros e apicultura. Setor metalúrgico, calçadista, serralheiro, madeireiro, moveleiro e agropecuária. Com destaque para as cutelarias, cerca de 18, que se tornaram característica da cidade. O comércio ainda gira em torno de minimercados, armazéns, bares, lojas de confecções, calçados, material de construção e elétrico, farmácia, etc. No setor industrial, são quatro empresas (calçado e metalurgia), 39 comerciais e 38 prestadoras de serviços.
A cidade de Araricá é a cidade que mais cresceu no Rio Grande do Sul nos últimos 12 anos. Sob o comando do prefeito Flávio Foss, Araricá vem se destacando no Vale por seus projetos na área da Educação, como a presença na maior mostra de trabalhos científicos da América Latina: a Mostratec, onde quatro pesquisas das escolas EMEI Sonho de Anjo, EMEI Raio de Luz e EMEF Theno Grings representaram o município na feira que contou com participantes do mundo todo.
“É o resultado de um trabalho educacional sério e de incentivo por meio da Feira de Ciências, Tecnologias e Inovações Municipal de Araricá (Feictim), que realizamos há cinco anos. Sabemos que o futuro começa na educação e por isso nossos olhos estão sempre atentos para fazer o melhor possível. Destinamos verba além do obrigatório para a manutenção de um turno integral que abrange todas as escolas municipais, o que muito nos orgulha”, destaca o prefeito.
Setores que também se evidenciam na gestão, são os da saúde e da assistência social, destacando os grupos de assistidos, que vão desde os grupos de idosos até o de acompanhamento de gestantes, com um trabalho aplicado de acolhimento. Para mais, destacam-se as pavimentações que, conforme Foss “são a representação do progresso”, a exemplo da avenida Leopoldo Krupp, que liga com qualidade o município de Araricá ao de Sapiranga. Um grande facilitador para trabalhadores que se deslocam entre a cidade e toda a comunidade que se beneficia com o novo trajeto.
Diante de uma história linda de evolução e desenvolvimento da cidade de Araricá, desejamos sucesso contínuo e boas festas! Que o ano de 2024 seja repleto de conquistas positivas para a população!