8 de março, Dia Internacional das Mulheres: entenda a história desse dia

O dia 8 de março é mais que uma data comercial

O dia 8 de março é o Dia Internacional das Mulheres. Entretanto, não á uma data criada pelo comércio, tem uma história por trás desse dia.

A origem por trás dessa data vem do século XX. Nessa época, as mulheres sofriam com condições de trabalho muito precárias e piores que as dos homens. Às vezes tinham mais de 16 horas de trabalho e jornada de seis dias por semana. Por causa disso, as mulheres começaram a fazer manifestações e greves pedindo por condições melhores de trabalho, queriam ter jornadas igualitárias em relação aos homens.

Em 8 de março de 1917, na Rússia, mulheres do setor de tecelagem entraram em greve e essa data ficou marcada pelo grande feito das operárias. Porém, foi somente após a 2ª Guerra Mundial, em 1975, que a ONU oficializou o dia 8 como o Dia Internacional da Mulher.

Depois de décadas de engajamento político, pelos direitos trabalhistas e políticos, a vida das mulheres melhorou, mas ainda existe desigualdade. A mulher ainda está menos presente no mercado de trabalho, ainda sofrem prejuízos em seu emprego por engravidarem e ganham um salário inferior ao dos homens.

Hoje em dia, o dia 8 de março é símbolo de luta para combater a desigualdade, violência e o preconceito.

Para todas as nossas leitoras: Feliz Dia da Mulher! Que o dia de hoje sirva para lembrar o quanto você é forte e capaz do que deseja.

Sair da versão mobile