O prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 foi prorrogado. Anteriormente, o vencimento seria determinado pelo último dígito da placa do veículo, começando nesta quarta-feira (24) para os dígitos 1 e 2. No entanto, foi adiado para a próxima terça-feira (30), estendendo o prazo para todos os finais de placa até a próxima semana.
Aqueles que efetuarem o pagamento do imposto neste mês ainda podem usufruir das reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento, caso tenham direito aos benefícios. Além disso, também na terça-feira, é o prazo para o pagamento da quarta parcela do IPVA. Para os contribuintes que optaram pelo pagamento escalonado via Pix, é necessário ficar atento e gerar um novo QR Code todo mês para quitar a parcela.
O QUE ACONTECE SE NÃO PAGAR?
Em relação às consequências do não pagamento do IPVA, é importante destacar que há uma multa diária de 0,33%, até o limite de 20%, além da incidência de juros. Após dois meses de inadimplência, há a possibilidade de inscrição em dívida ativa do contribuinte. Além dos custos adicionais para quitar o IPVA, o motorista que perder o prazo e for flagrado em circulação pode ter o veículo apreendido, arcando com multa, serviços de guincho e depósito pelo DetranRS.
COMO E ONDE PAGAR O IPVA?
Quanto aos métodos de pagamento do IPVA, as opções incluem Banrisul, Bradesco (apenas para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente para correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. O pagamento via Pix também está disponível em mais de 760 instituições. É fundamental que o contribuinte esteja atento aos horários de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para evitar perder os prazos de pagamento.