Café com a Imprensa: CDL de Igrejinha e Três Coroas apresenta os resultados gerados em 2023 e objetivos para 2024.

Sempre somos nós, a imprensa, a fotografar e relatar o que acontece na região, mas isso mudou no dia 24 de janeiro (quarta-feira).

Ao reunir os principais veículos de comunicação do Vale do Paranhana, a CDL de Igrejinha e Três Coroas apresentou os projetos realizados pela entidade em 2023 e os objetivos para o ano de 2024 no “Café com a Imprensa” – e claro, o Jornal Do Povo participou.

Nem todos conhecem o impacto da CDL para os comerciantes e para os municípios e, mais do que isso, para as pessoas que compõe a comunidade. Nas palavras da presidente da CDL, Natália Debarba “Antes de sermos um CNPJ, somos um CPF”.

Para aqueles que não sabem muito bem como a CDL funciona, nós vamos explicar:

O que é a CDL?

A Câmara de Dirigentes Lojistas é uma entidade de classe, formada por empresas associadas, criadas para representar o setor do comércio e serviços (empresariado) e contribuir com o desenvolvimento da economia local. A presença local de uma CDL visa a base de um sistema associativista forte.

De maneira geral, a entidade busca, segundo o site da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL):

A CDL integra-se às autoridades governamentais, buscando a obtenção de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a redução da carga tributária, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento de nosso país.

CNDL

Embora esse seja o “core business” da CDL, o café promovido pela entidade mostrou que há muito mais do que isso.

Todo empresário ou empreendedor conhece a dificuldade em gerir os diversos aspectos de um negócio, principalmente os que estão iniciando sua jornada empreendedora. O empresário, muitas vezes, precisa atender demandas de diversas áreas, seja gestão de pessoas, finanças, estoque, precificação, marketing, vendas e manter a organização saudável e autossustentável.

Nesse ponto a CDL entra em foco novamente.

Capacitação Profissional da CDL de Igrejinha e Três Coroas

A apresentação da CDL nos mostrou o lado que apenas o associado vê: um acompanhamento completo para ajudar o seu negócio a crescer, afinal, como disse a presidente: “não há motivos em ser um associado da CDL se não houver um impacto positivo dentro da empresa e nisso nós temos um retorno ótimo de todos os associados”.

Dentre as atividades promovidas aos associados pela entidade, incluem programas de mentoria pessoal e profissional, consultoria de controle de finanças e de gestão, todas individuais, bem como o Núcleo das Mulheres, com eventos exclusivos para mulheres empreendedoras, e também encontros entre empresários para discussão de ideias, parcerias e networking.

Somente em 2023, mais de 350 associados participaram das consultorias de Empresarial, Finanças e/ou Jurídica, conforme sua necessidade. Nas mentorias, 150 associados foram capacitados através do programa 2Cs – Construir e Crescer, que foca no desenvolvimento pessoal do empresário, além do Evoluir, programa com troca de ideias e consultoria empresarial (para o qual é obrigatório ter participado anteriormente do 2Cs).

CDL Igrejinha e Três Coroas, auxilia no desenvolvimento dos associados

A CDL possui diversos programas que auxilia no desenvolvimento dos seus associados e uma delas é a consultoria financeira, onde o empresário consegue ter um momento para olhar melhor para as despesas e receitas do seu negócio, com isso conseguindo manter seu negócio mais estruturado e rentável e podendo assim investir mais e assim ajudar toda a economia local.

Eventos e feiras promovidas pela CDL de Igrejinha e Três Coroas favorecem os associados, expondo seus estandes durante as festividades e garantindo maior visibilidade e faturamento dos expositores.

A CDL se soma aos eventos do poder público, como o Igrejinha Mix e a ExpoFeira (em Três Coroas), que fazem parte do calendário dos municípios. Além disso, é uma das organizadoras do Festival de Cerveja e Gastronomia, com a Acervai, realizado no Parque da Oktoberfest de Igrejinha. Na edição de 2023, foram vendidos mais de 5.360 pratos, gerando R$ 137.025,90 em faturamento aos associados participantes.

CDL Igrejinha e Três Coroas no Natal e Páscoa

Desde a pandemia, a CDL se prontificou em agraciar as crianças da comunidade durante o Natal, distribuindo doces e muita alegria. Além disso, na Páscoa, os lares de idosos recebem visita e presentes, assim como o CRAS e projetos sociais.

Isso torna a entidade da CDL mais próxima da comunidade, pois assim como é importante manter a organização e lucratividade do varejo, também é preciso olhar para todas as pessoas, afinal, cada um contribui para o crescimento do município.

Expansão pelo Brasil e pelo Mundo

Empresários associados tiveram a oportunidade de visitar Brasília e Goiânia para conhecer a cultura local dos comerciantes e trazer ideias para nossa região a fim de expandir os horizontes criativos e a vantagem competitiva do varejo local.

O roteiro foi traçado pelo Márcio Staudt, consultor da entidade, com pontos específicos a serem visitados para otimizar a viagem sem desperdícios de tempo. Segundo a equipe, não houve pausa desde a saída até a volta ao Rio Grande do Sul, tornando a experiência gratificante e rica em cultura e novas ideias.

Novas viagens serão planejadas para este ano, novamente com o intuito de buscar inovação para o comércio do Vale do Paranhana. Além do Brasil, a CDL de Igrejinha e Três Coroas planeja incluir viagens internacionais para conhecer a maneira de empreender em outros lugares do mundo.

Ainda não há data, nem destino definido, no entanto, todas as ideias de crescimento colocadas em pauta já saíram do papel, sendo apenas questão de tempo e boa organização para se concretizar.

CDL 50 Anos

O Café com a Imprensa não foi marcado para o dia 24 de janeiro por um acaso. A data marcava os 244 dias restantes para comemorar as Bodas de Ouro da CDL – completados em 24 de setembro. A partir de agora, todo material de divulgação disponibilizado pela entidade contará com a logo dourada e a numeração “50 anos” junto da marca.

Texto: Cleber Gasparini – Jornal Do Povo.
Revisão e Ajustes: CDL Igrejinha e Três Coroas.

Sair da versão mobile