A Importância da Diversificação

O ano de 2025 tem mostrado, mais uma vez, como é perigoso seguir modismos no mundo dos investimentos. Depois de um 2024 difícil, a bolsa brasileira e os fundos imobiliários (FIIs) estão em forte recuperação. Quem se assustou com a volatilidade e vendeu no pior momento está perdendo essa retomada.

Enquanto isso, ativos que eram considerados unanimidade até pouco tempo — como ações americanas e o dólar — estão em queda neste início de ano. Isso surpreende quem apostou pesado só nesses dois cavalos, acreditando que bastava estar exposto ao exterior para ter bons retornos.

É aqui que entra o valor da diversificação. Ter uma carteira bem distribuída entre diferentes classes de ativos (renda variável, renda fixa, exterior, cripto, entre outros) é o que permite ao investidor capturar oportunidades e proteger seu patrimônio nos diferentes ciclos de mercado.

Mais do que isso: diversificar evita que você fique à mercê das recomendações de influenciadores, que muitas vezes só falam do ativo “da moda” — geralmente quando ele já subiu demais.

Investir bem é estar preparado para o que vier, e não tentar adivinhar o próximo hype. Estratégia, consistência e paciência seguem sendo os pilares dos bons resultados no longo prazo.

Assessor de Investimentos
(51)99877-4925
linkedin.com/in/ricardotodeschini

Sair da versão mobile