fbpx
Colunistas
Destaque

Auxílio Reconstrução, o que é e como vai funcionar? - Natalia H. Wilborn

O mês de maio marcou fortemente a vida do povo gaúcho. Mesmo com toda bravura e garra não tem sido fácil enfrentar os dias após as cheias que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul. Após praticamente 01 mês enfrentando, dia após dia, o dilema de voltar para sua casa ou mesmo recuperar o que é possível, também o Governo Federal desenvolveu iniciativas para ajudar os cidadãos afetados a
recomeçarem suas vidas. Mais do que nunca, conhecer seus direitos, tem sido garantia de sobrevivência em tempos de dificuldades. Caro leitor, afetado ou não pelas enchentes, contribua com o próximo e repasse informações verdadeiras e fidedignas. Por essa razão, as próximas colunas serão destinadas a explicar os benefícios conferidos à quem foi atingido e como eles podem ser acessados.


O Auxílio Reconstrução é um auxílio que será pago em parcela única no valor de R$5.100,00 pelo Governo Federal para recuperação de bens como móveis e eletrodomésticos. Basta a prefeitura do seu município informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado. Quem tem direito? As famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência. Frisa-se que a parcela única é paga para o núcleo familiar.


Como vai funcionar?


A prefeitura enviará para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo, identificando o nome do responsável pela família, que deve ser preferencialmente do sexo feminino e ter idade mínima de dezesseis anos. A pessoa responsável pela família acessa o sistema utilizando o seu Gov Br e confirma os dados. Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento. As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.


Além do Auxílio Reconstrução, existem outros benefícios a serem acessados caso não consiga preencher os requisitos. Por isso, se você ou sua família foram afetados pelas enchentes, procure seus direitos, buscando a prefeitura da sua cidade ou acessando o Gov.br.


Fonte: https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao.Portaria Nº 1.774

________________________________________________________________________________________________________________

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Jornal Do Povo.

Redação - Jornal do Povo

A redação do Jornal do Povo é o setor que trabalha diariamente e constantemente para te informar e trazer o que há de mais atual no seu dia a dia! Seu portal de notícias diário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock Detectado.

Usamos recursos próprios e AdSense para manter o Jornal Do Povo gratuito para todos. Pedimos sua permissão para exibir os anúncios.