Leptospirose: a doença das enchentes e dos ratos

A Leptospirose é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e cães. Os ratos funcionam como reservatório das bactérias, expelindo-as através da urina nos esgotos, na lama e água das chuvas.


O humano pode se contaminar pelo contato da pele e mucosas com a lama e água infectada: períodos mais de 30 minutos de contato direto com a água ou lama podem provocar pequenas fissuras em que as leptospiras penetram e causam a doença. O período de incubação da doença é de 1 a 30 dias, mas em geral os primeiros sintomas da doença aparecem entre o 4o ao 7o dia (em sua primeira fase).


Nesta primeira fase, o paciente apresenta um quadro febril agudo e muita dor muscular, principalmente nas PANTURRILHAS, cefaleia intensa, congestão conjuntival (parece que levou uma contusão na região dos olhos), podendo ocorrer também um amarelo alaranjado na esclera.


PROCUREM IMEDIATAMENTE ATENDIMENTO MÉDICO, porque nesta fase a doença é tratável! O paciente deve ser afastado por um período de 7-10 dias, pois o repouso faz parte do tratamento!
Se não tratado a doença pode evoluir, atingindo órgãos como o FÍGADO, RINS E PULMÕES… A mortalidade pode variar de 30 a 80%. Pelo amor de DEUS vamos ficar atentos a todos que entraram em
contato com a enchente!

Dia 13/06/2024, faz 43 dias desde o início das chuvas. Pelos dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde do Estado do RGS (13/06/2024) já temos 17 vítimas fatais no Estado, sendo uma em Igrejinha e outra em Três Coroas.


Todos atingidos pela enchente foram submetidos a um estresse persistente e perdas incalculáveis, isto também pode alterar o sistema imune da população e deixá-la mais propensa a inúmeras doenças, entre as quais a leptospirose. Vamos todos nos cuidar pessoal!!!!

José Carlos Satoshi Makino 

Médico Pediatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

CRM/RS: 13858

Sair da versão mobile