Estudantes de Taquara participam da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Alunos de quatro escolas municipais de Taquara participam nesta terça e quarta-feira (dias 12 e 13) da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Porto Alegre, que em 2025 tem como tema “Vamos transformar o Brasil: Com Educação e Justiça Climática”. O evento reúne estudantes de todo o Rio Grande do Sul para apresentar projetos, trocar experiências e definir a delegação gaúcha para a etapa nacional em Brasília, prevista para outubro.

Representando Taquara, estão inclusos quatro projetos ambientais. A Emef Rosa Elsa Mertins trouxe a proposta “Plano de contingência para eventos climáticos extremos nas escolas”. O trabalho da Emef Zeferino Vicente Neves Filho traz o tema “O lixo que geramos é o futuro que queremos?”. A escola João Martins Nunes apresenta o “Varal Solidário: Unindo Sustentabilidade e Solidariedade”. E a Emef 25 de Julho levou o trabalho “Produção e Consumo Sustentável: Redução do uso de plástico e alternativas sustentáveis”. Os estudantes são acompanhados pela coordenadora de Educação Ambiental, Luciana Martins, também participa da programação.

Organização e apoio institucional

A Comissão Organizadora Estadual (COE/RS), coordenada pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), lidera a organização, com participação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento conta com apoio do Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Juventude como protagonista na defesa do meio ambiente

Durante a conferência estadual, os estudantes participam de oficinas, painéis e rodas de conversa, reforçando o protagonismo juvenil e a importância da ação coletiva para enfrentar os desafios ambientais. Além de eleger os representantes gaúchos para Brasília, o evento reafirma o compromisso com a educação ambiental e a justiça climática, fortalecendo a construção de um futuro mais sustentável.

Sair da versão mobile