Instituto Quero-Quero

Ensinamentos em um espaço mágico

Um ambiente de aprendizagem e acolhimento, proporcionado por uma equipe de profissionais capacitados. Assim é o Instituto Quero – Quero, que oferece oficinas em diversas áreas, atendendo 200 alunos do pré 1 ao quinto ano da rede municipal de ensino de Parobé no contraturno, e que retornou suas atividades no dia 7 de abril.

“As crianças e os pais, todos estavam todos ansiosos com a retomada das atividades, porque o Quero-Quero é um espaço, livre, um espaço mágico. As famílias confiam muito no nosso trabalho, pois aqui as crianças ficam protegidas”, relatou a diretora do Instituto Quero-Quero, Daniela Fogaça.

Além das atividades oferecidas pelas oficinas, o instituto também irá contar logo mais com o atendimento da psicóloga Amanda Backes, que segundo relatou a diretora Daniela Fogaça, está em trâmites finais para a contratação por parte da secretaria de educação do município. Quando o trabalho da profissional iniciar, ela irá atender de segunda a sexta, no turno da manhã e da tarde.

Oficinas e contato com a natureza:

A conexão com a natureza é um outro benefício: os alunos tem um espaço enorme para praticar atividades ao ar livre como: futebol, ensaios com a Banda Marcial do Quero-Quero, uma novidade que iniciou este ano, está se preparando para estrear no desfile do dia 7 de setembro.

Foto: Larissa Pereira.

De olhos voltados para a tecnologia, os alunos têm aulas com óculos 3D, 25 óculos que foram doação da escola Maker, e 46 aparelhos celulares, doados pelo Rotary doação do Rotary e da escola Maker.
Estes equipamentos são utilizados para atividades educativas, como por exemplo, educação financeira.

Há também a oficina de danças de hip hop, uma animação garantida entre os alunos, que colocam toda a sua energia nas coreografias das músicas.

Para exercitar o raciocínio lógico, a oficina de xadrez, que desenvolve a concentração, a memória, a criatividade e a imaginação.

Com o objetivo de ensinar aos alunos noções sobre convívio saudável em sociedade, a professora Marília de Bittencourt Raymundo ministra a oficina “Cultura de Paz”, que visa a promoção de mais empatia e diálogo na solução dos conflitos.

Todas estas atividades, guiadas pela equipe multidisciplinar, contribuem em diversos aspectos no comportamento e no desenvolvimento das crianças e adolescentes, conforme ressaltou Daniela. “O instituto é um espaço de múltiplas aprendizagens, nas nossas oficinas os alunos aprendem a ter organização, disciplina, a ter mais autonomia e sobre ter mais respeito com o próximo”.

Com tantas atividades, é necessário que as crianças estejam bem nutridas. O Quero-Quero oferece 3 refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde para os alunos, que são servidas no refeitório próprio.
Para acomodar os pequenos de forma aconchegante, um espaço temático para os pequenos do pré, com diversos brinquedos educativos e com livros para que desde cedo conheçam o mundo mágico da leitura.

Depoimentos de quem vive o Quero-Quero:

O encantamento das crianças com o instituto é visível, conversando com alguns alunos, pudemos perceber o brilho nos olhos e o amor em fazer parte desta grande família.

“Estou aqui há 3 anos, participo de todas as oficinas e gosto muito de todas elas. Me sinto muito feliz em participar”, contou Vitória de Melo, 9 anos.
Nicole Beatriz Flores, 10 anos, relatou que também frequenta o instituto há 3 anos e que além de adorar participar das atividades, seus pais também gostam muito de tudo o que ela aprende.

Sair da versão mobile