Castramóvel inicia mutirões de castração em Novo Hamburgo

Equipe do Bem-Estar entrará em contato com tutores já cadastrados para agendar os procedimentos

A Prefeitura de Novo Hamburgo dará início, em outubro, a uma série de mutirões de castração de cães e gatos, por meio do castramóvel. O serviço, contratado no final de setembro, busca atender a demanda represada de solicitações registradas em 2024 e 2025.

De acordo com a diretora da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), Greice Maciel, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), os agendamentos serão feitos conforme a lista de cadastros já existentes.
“Neste primeiro momento não abriremos para novos cadastros. Vamos priorizar as famílias que aguardam o atendimento desde o ano passado”, explica.

O castramóvel funcionará em regime de mutirão, com capacidade para realizar até 120 castrações por dia. A unidade estará em Novo Hamburgo em datas pré-definidas, que serão divulgadas em breve, e todos os animais atendidos sairão medicados e microchipados.

Segundo Greice, a equipe do Bem-Estar Animal entrará em contato com os tutores já cadastrados para atualizar informações e confirmar a necessidade da castração. O contrato prevê investimento inicial de R$ 60 mil, contemplando 428 procedimentos em até três meses. Já foi solicitado aditivo para ampliar o número total para 535 castrações.

“A castração é o método mais eficiente de controle populacional. Nosso foco é a prevenção e, agora, com o sistema de mutirão, vamos conseguir acelerar os atendimentos”, destaca Greice.

Sair da versão mobile