GramadoÚltimas

“Cinco Tipos de Medo” é o grande vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado

O longa-metragem Cinco Tipos de Medo, do cineasta mato-grossense Bruno Bini, foi o grande destaque do 53º Festival de Cinema de Gramado, encerrado neste sábado (23). A produção venceu nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e também garantiu o Kikito de Melhor Ator Coadjuvante para o rapper e ator Xamã.

Realizado entre os dias 13 e 23 de agosto, o festival reuniu um público estimado em 40 mil pessoas na Serra Gaúcha. Foram exibidos 74 filmes entre curtas e longas-metragens, em cinco mostras competitivas e sessões especiais, além de estreias, eventos de formação e debates do mercado audiovisual. Ao todo, 52 prêmios foram entregues, sendo 40 Kikitos.

Premiações de destaque

A cineasta Laís Melo foi reconhecida como Melhor Diretora por (PR), que também conquistou o prêmio de Melhor Fotografia (Renata Corrêa) e foi eleito Melhor Longa Brasileiro pelo Júri da Crítica. Já Papagaios (RJ), de Douglas Soares, venceu o prêmio do Júri Popular, além de levar os Kikitos de Melhor Ator (Gero Camilo), Direção de Arte, Desenho de Som.

Entre as atuações femininas, Malu Galli foi eleita Melhor Atriz por Querido Mundo (RJ), dirigido por Miguel Falabella, enquanto Aline Marta Maria levou o Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante por A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), de Rafaela Camelo, que também recebeu o Prêmio Especial do Júri e Melhor Trilha Musical (Alekos Vuskovic).

O longa Sonhar com Leões (SP), de Paolo Marinou-Blanco, recebeu menção honrosa, e o documentário vencedor da mostra específica foi Lendo o Mundo (RN), de Catherine Murphy e Iris de Oliveira, que retrata o legado de Paulo Freire.

Mostras, homenagens e mercado audiovisual

A programação deste ano incluiu também a estreia da Mostra Nacional de Cinema Estudantil, a tradicional Educavídeo, sessões infantis, e o projeto Cinema nos Bairros. O Conexões Gramado Film Market promoveu painéis, encontros de negócios e debates com profissionais do setor.

O festival homenageou Rodrigo Santoro (Troféu Kikito de Cristal), Mariza Leão (Troféu Eduardo Abelin) e Marcélia Cartaxo (Troféu Oscarito). A cerimônia de abertura teve apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, seguida da exibição de O Último Azul, de Gabriel Mascaro.

A curadoria desta edição foi assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reforçando o papel do evento como a principal vitrine do cinema brasileiro na América Latina.

Próxima edição

A 54ª edição do Festival de Cinema de Gramado já tem data marcada: acontecerá de 12 a 22 de agosto de 2026.

Jornal do Povo

O Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock Detectado.

Usamos recursos próprios e AdSense para manter o Jornal Do Povo gratuito para todos. Pedimos sua permissão para exibir os anúncios.