O 53º Festival de Cinema de Gramado começou nesta quarta-feira, 13 de agosto, e segue até o dia 23, consolidando-se como o evento cinematográfico ininterrupto mais tradicional do Brasil. Realizado na Serra Gaúcha, o festival reúne cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público apaixonado pela sétima arte, atraindo olhares de todo o país.
Em 2025, serão 74 filmes exibidos, entre curtas e longas-metragens, divididos nas cinco mostras competitivas: Curtas gaúchos (18), Longas brasileiros de ficção (6), Documentários (4), Curtas nacionais (12) e Longas gaúchos (5).
Além disso, o público poderá conferir produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreias de séries e uma agenda intensa com homenagens, debates, encontros de mercado e exibições especiais.
Curadoria de peso
A curadoria de longas brasileiros e documentários é assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reafirmando Gramado como a primeira janela para lançamentos importantes da cinematografia brasileira.
Mostra Educavídeo e Cinema Estudantil
Nesta quarta (13) e quinta-feira (14), a nova geração de realizadores ganha espaço com a Mostra Educavídeo, um projeto de Gramado que já soma mais de 110 produções e oferece capacitação em audiovisual para jovens. Além disso, também está em andamento a primeira edição da Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, que reúne curtas de alunos do ensino fundamental e médio de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
Presenças confirmadas
Estão confirmados nomes como: Bárbara Paz, Rodrigo Santoro, Bruna Linzmeyer, Miguel Falabella, Denise Fraga, Edson Celulari, Xamã e muitos outros artistas e realizadores que prometem brilhar no tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado 2025.