Festa da Consciência Negra celebra cultura e resistência em Taquara/RS

No dia 23 de novembro, a Rua Coberta de Taquara, será palco da Festa da Consciência Negra, evento que faz parte da 3ª edição da Semana da Consciência Negra, cujo mote é “Ancestralidade viva: raízes fortes para um futuro resiliente”. Promovida pelo Instituto Pró-Cidadania (IPC) em parceria com a Lei Paulo Gustavo, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, a festa conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquara. A programação, que inicia às 16h, tem como objetivo celebrar a cultura afro-brasileira e promover reflexões sobre a importância da consciência racial e da ancestralidade.

A festa começa com os Pontos de Umbanda, conduzidos por Antônio Gabriel de Xangô, às 16h. A programação segue com uma roda de capoeira, promovida pela União de Raças, e apresentações de artistas locais, incluindo Samuel Jackon, Lady Black e MC Neguinho, a partir das 17h.

Às 19h, o Grupo de Expressão Afro Omodua apresenta “Corpo Negro em Ação”, trazendo uma performance que destaca a dança e a cultura afro. A diversão continua às 20h com o “Samba das Patroas”, um espetáculo que promete animar o público.

A Escola de Samba Mocidade Independente Jardim do Prado se apresenta às 21h, trazendo toda a energia e alegria das tradições carnavalescas. Para fechar a noite, o Grupo de Pagode Boteco do Zé se apresenta às 22h, garantindo um encerramento festivo e cheio de ritmo.

Durante o evento, também haverá uma feira de produtos estilizados com a temática Racial, como roupas, bijuterias, cosméticos para pele negra, artesanato, souvenirs, e também produtos coloniais do Quilombo Paredão Alto de Taquara. 

“A Festa da Consciência Negra é uma oportunidade de celebrar a rica herança cultural africana e promover a união e o respeito entre todos os cidadãos. A entrada é gratuita e todos são bem-vindos para celebrar a diversidade e a resistência cultural em Taquara”, ressalta o ativista e secretário do Instituto Pró-Cidadania, Cristiano Oliveira. 

Para mais informações, entre em contato com o Instituto Pró-Cidadania pelo telefone (51) 98910-5138 ou pelo e-mail contato@pro-cidadania.org.  

Sobre o Instituto Pró-Cidadania

O Instituto Pró-Cidadania, fundado em 2003 como Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado, em Taquara, Rio Grande do Sul, se transformou em instituto em 2019. Com mais de 20 anos de atuação, o IPC promove inclusão social por meio da cultura, educação, esporte, turismo e lazer. Certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) e reconhecido como Cultura Viva pelo Governo do Rio Grande do Sul, o IPC integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do MinC, através da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli). 

Sair da versão mobile