
Mais de 50 postes de luz foram danificados desde o início do ano; município decidiu não mais substituir equipamentos quebrados
Quem passa pelo Parcão Sady Arnildo Schmidt, em Campo Bom, encontra uma paisagem diferente — e não por uma nova melhoria. Espalhadas ao longo do trilho que corta o parque, há placas com um aviso direto: “Não consertaremos mais!”. A frase estampada nos postes é resultado de um problema persistente: o vandalismo.
Desde o início de 2025, mais de 50 luminárias foram destruídas no local. Os equipamentos haviam sido instalados como parte da revitalização do espaço público, com o objetivo de delimitar o trajeto, ampliar a segurança e proporcionar conforto aos frequentadores, especialmente durante a noite.
Sem reposições
A Prefeitura de Campo Bom afirma que, diante da reincidência dos atos de depredação, decidiu não mais repor os equipamentos quebrados. O custo da manutenção já se tornou inviável. “É muito frustrante ver que um espaço tão bonito e novo sofre com a falta de consciência de uma minoria”, lamentou o prefeito Giovani Feltes (MDB). “Quem perde com o vandalismo é toda a comunidade”, reforçou.
Segundo o Executivo municipal, a placa instalada nos postes é um “pedido de ajuda” à população. Em nota divulgada na sexta-feira (1º), a administração reiterou que continuará investindo em áreas como lazer, saúde, esporte e infraestrutura, mas alertou que esses esforços dependem também do comprometimento coletivo para manter os espaços públicos preservados.
Com informações do G1.