Dia do Cartógrafo

Profissão que mapeia o mundo e constrói o conhecimento geográfico

Celebrado em 6 de maio, a data homenageia os profissionais que transformam informações geográficas em mapas e representações essenciais para nosso dia a dia.

Ela é uma ciência que combina arte, tecnologia e matemática para estudar o relevo, clima, vegetação, densidade populacional, hidrografia e muito mais!

O trabalho do cartógrafo evoluiu com a sociedade — e hoje é peça-chave em áreas como planejamento urbano, meio ambiente, agricultura, defesa civil e logística.

No Brasil, os principais estudos cartográficos são realizados pelo IBGE e pela Marinha. E tudo começou em 1500, quando o astrônomo Mestre João determinou a latitude da Baía de Cabrália, registro que deu origem à escolha da data!

Ptolomeu, foi quem estabeleceu esboços em oito volumes para mostrar a forma esférica da Terra. E os modelos de Ptolomeu foram usados na Idade Média para demonstrar a distribuição dos continentes europeu, asiático e africano.

Representação do mundo por Ptolomeu.

Foi a descoberta do Novo Mundo, na ocasião das Grandes Navegações, que impôs a busca de novas técnicas cartográficas e à representação sistemática da superfície.

Hoje, com o uso dos satélites, a cartografia evoluiu bastante, proporcionando uma visão mais detalhada e completa da superfície do planeta e dos fenômenos que aqui ocorrem.

A cartografia moderna passou por uma transformação notável com o advento de tecnologias como o GPS e os SIG.

As coordenadas geográficas são utilizadas para localizar um determinado ponto na superfície terrestre. Para isso são utilizadas as medidas que indicam a latitude e a longitude. Ambas indicam a medida em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich.

Parabéns a todos os cartógrafos e estudiosos da geografia que ajudam a gente a entender — e planejar — o mundo em que vivemos!

Sair da versão mobile