
Os 60 anos do Lions Clube Igrejinha, completados em 20 de setembro, foram celebrados em Sessão Solene da Câmara de Vereadores na última terça-feira (23). A homenagem reconheceu seis décadas de serviços prestados à comunidade e a contribuição do clube em diferentes áreas do município.
A proposição foi apresentada pelos vereadores Patrícia Wallauer (PL), Eliton Freitag (MDB), Maxwel de Matos (PSB), Neidi Ione Roos Zeni (PP) e Neimar Parreira (PP).
A cerimônia reuniu membros do Lions e do LEO Clube Igrejinha, além do prefeito Leandro Hörlle, do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, do secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Dirceu Linden Junior, e de representantes de diversas entidades. A noite iniciou com apresentações culturais tradicionalistas, em referência à fundação do clube, que coincide com o Dia da Revolução Farroupilha.
Em seus pronunciamentos, parlamentares e representantes do Executivo relembraram a trajetória do Lions e destacaram sua parceria com outras entidades locais. O prefeito e o vice ressaltaram que o clube acompanha Igrejinha desde o primeiro ano de emancipação, sendo parte fundamental para o reconhecimento da cidade como Capital Estadual do Voluntariado.
Representando o clube homenageado, o diretor social Rumaldo Bloss, associado há 39 anos, agradeceu:
“É muito importante para o clube, porque nos motiva ainda mais. Quando a Oktober começou, o prefeito Lauri Krause pediu o apoio do Lions e desde então estamos presentes. Eu não nasci em Igrejinha, mas construí minha vida aqui, também com o Lions. A gente ama fazer parte e se motiva vendo novos integrantes entrando no clube.”
O presidente do Lions Clube Igrejinha, Fabricio Schwarz, também se pronunciou:
“São 60 anos de história, e essa homenagem é para nós e principalmente para os fundadores. Nosso papel é dar continuidade a esse legado para que, daqui a 40 anos, outros representantes possam receber uma homenagem pelos 100 anos. Só quem participa do movimento voluntário entende sua importância para a comunidade e para o mundo, pois é um movimento internacional.”
Sobre o Lions Clube Igrejinha
Fundado em 20 de setembro de 1965, o Lions Clube Igrejinha atua como entidade social e de voluntariado, com campanhas comunitárias nas áreas de saúde, assistência social, meio ambiente, educação e cultura. Entre as ações realizadas estão:
Doações de roupinhas de bebê para hospital;
Varal solidário de roupas;
Triagem da visão em alunos da rede municipal;
Campanhas de Natal com doação de cestas;
Empréstimo de materiais ortopédicos e cadeiras de rodas;
Participação em eventos beneficentes como a feijoada da APAE e churrasco no Lar Padilha;
Apoio em festas locais, como a Oktoberfest de Igrejinha.
O clube mantém ainda, há 37 anos, o LEO Clube Igrejinha, fundado em 16 de outubro de 1988, voltado ao voluntariado juvenil e à formação de jovens líderes entre 12 e 30 anos.