Em resposta às recentes calamidades naturais no Rio Grande do Sul, o Governo Federal lançou o Auxílio Reconstrução, um apoio financeiro destinado a famílias desalojadas ou desabrigadas. Para agilizar o acesso ao benefício e evitar filas, os responsáveis pelos endereços atingidos – preferencialmente mulheres – são incentivados a preencher o formulário de cadastro online.
O que é o Auxílio Reconstrução?
O Auxílio Reconstrução oferece um suporte financeiro de R$ 5.100,00, pago em uma única parcela. Este auxílio é direcionado especificamente às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que precisaram abandonar suas casas, seja temporária ou definitivamente.
Quem tem direito ao auxílio?
Têm direito ao Auxílio Reconstrução as famílias que vivem em áreas atingidas pelas enchentes e que se viram forçadas a deixar suas residências, nos municípios declarados em situação de calamidade ou emergência.
Como realizar o cadastro?
Os responsáveis pelas famílias devem preencher o formulário de cadastro online uma única vez, incluindo informações de todos os membros residentes no local afetado. A partir da próxima segunda-feira (27), os cadastrados poderão verificar a disponibilidade do benefício no site www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao através do link “Sou Cidadão”. Será necessário validar os dados com uma conta no site Gov.Br.
Atenção ao cadastro
Embora o preenchimento do cadastro seja um passo importante, ele não garante o recebimento do benefício. A concessão do auxílio será determinada pela Caixa Econômica, após o cruzamento de dados.
Para mais informações e para realizar o cadastro, acesse: Auxílio Reconstrução