O Centro de Monitoramento atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento Meteorológico atualizou, neste domingo (17), o prognóstico para os próximos dias no Rio Grande do Sul. O avanço de sistemas de baixa pressão, associado ao fluxo de umidade vindo do Norte do País e à passagem de uma frente fria, deve provocar chuva, vento forte e risco de temporais em diferentes regiões.
Desde a madrugada desta terça-feira (19), a combinação entre a baixa pressão, o fluxo de umidade da Amazônia e o avanço de uma frente fria aumenta o risco de temporais isolados. O fenômeno pode vir acompanhado de granizo, chuva intensa, raios e rajadas de vento fortes, atingindo Oeste, Campanha, Sul, Missões, Noroeste, Norte, Centro, além de parte da Costa Doce e do Litoral Sul. Os acumulados ficam entre 10 e 40 mm, podendo chegar a 60 mm em pontos do Oeste, Campanha e Centro. Os ventos variam entre 40 e 60 km/h em grande parte do Estado, chegando a 80 km/h no Litoral, Extremo Sul e Costa Doce, com possibilidade de rajadas de até 100 km/h nessas áreas.
Para esta quarta-feira (20), com o deslocamento da baixa pressão e a passagem da frente fria, permanecem as condições de instabilidade. Há previsão de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento, nas regiões Central, Norte, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Costa Doce, Serra, Campanha, Sul e Litoral. Os acumulados devem variar entre 5 e 30 mm, podendo chegar a 50 mm no Norte, Costa Doce, Litoral Médio e RMPOA. As rajadas de vento ficam entre 45 e 80 km/h na maior parte do Estado, com possibilidade de atingir 100 km/h na Serra e no Litoral.