O que é gastronomia?
Nesta coluna, vamos falar sobre gastronomia, e com isso surgem algumas perguntas:
O que significa gastronomia? Onde ela está inserida? Gastronomia tem a ver apenas com restaurantes chiques?
O termo “gastronomia” vem do grego antigo e é formado por duas palavras: gaster (ou gastros), que significa “estômago”, e nomos, que significa “conhecimento”. Portanto, “gastronomia” refere-se ao conjunto de conhecimentos relacionados ao estômago, ou seja, a arte de cozinhar e apreciar a comida. O uso do termo foi popularizado no início do século XIX, especialmente pelo francês Brillat-Savarin, que também propôs que a gastronomia fosse tratada como uma ciência, com publicações não apenas de livros de receitas.
A gastronomia está profundamente inserida na vida das pessoas de diversas formas, influenciando não apenas o que comemos, mas também a maneira como nos relacionamos com a comida e a cultura. Comer, além de ser um ato de nutrição, satisfação e prazer, também é um ato político.
A gastronomia mantém culturas vivas através de ingredientes e técnicas, e está presente desde a formação da sociedade. Ela movimenta a economia, seja com o vendedor de cachorro-quente na saída do estádio de futebol, as grandes empresas de exportação de grãos e carne, ou o turismo, que nos permite conhecer a cultura de um local através da comida.
“Eu acho que comida, cultura, pessoas e paisagem são absolutamente inseparáveis.”
— Anthony Bourdain
Por: Nícolas Magalhães
Gastrônomo
@magalhaes.cozinha