Eventos seguem até 15 de junho promovendo a conscientização ambiental entre alunos, professores e comunidade.
Realizada em Taquara, a Quinzena do Meio Ambiente está com uma programação diversificada que segue até 15 de junho no Município. O evento visa promover a conscientização ambiental e integrar a comunidade em atividades educativas e sustentáveis.
A Quinzena é promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, FX Sustentabilidade, Espaço Sócio Ambiental Nara Mattos e pela Cooperativa de Recicladores de Taquara (Cooreli).
Na terça-feira (4), foi promovido o III Fórum Lixo Zero, com o tema “Meio Ambiente: Ontem, hoje e amanhã?!”, também ocorreu o Encontro Verde Sinos e o Encontro Formativo do Coletivo Educador, reunindo educadores e ambientalistas para trocar experiências e conhecimentos. A Quinzena também conta com diversas atividades como palestras e horas do conto realizadas diariamente nas escolas visando a conscientização ambiental.
“A Quinzena do Meio Ambiente é um exemplo inspirador de como a educação e a conscientização ambiental podem ser promovidas de forma integrada e abrangente. Passamos, recentemente, por muitas catástrofes que impactaram em toda a humanidade. Pensar o meio ambiente deve ser uma prática ainda mais constante, incentivando a adoção de práticas sustentáveis”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.
Sala Verde Itinerante e atividades nas Escolas
A Sala Verde Itinerante é uma das principais atrações, levando atividades como a Hora do Conto “O pneu chorão” para as escolas locais. Esta iniciativa busca sensibilizar os jovens sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente através de histórias envolventes.
Diversas palestras também são promovidas ao longo da quinzena. Entre elas, destaca-se a palestra “Segurança Alimentar: alimentação saudável”, realizada em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e a Educação Ambiental. Outra palestra importante é “Dengue? E eu com isso?”, que aborda a prevenção da dengue e a conscientização sobre a doença.
As escolas de Taquara estão engajadas com atividades internas voltadas para o meio ambiente, promovendo a integração dos estudantes. Estas atividades visam formar uma consciência ambiental desde cedo, preparando os jovens para serem agentes de mudança.
Educa Ação na Rua Coberta
No sábado, dia 8 de junho, das 8h30 às 12h, a Rua Coberta será palco do evento “Educa Ação”. A iniciativa contará com diversas atividades como feira de troca, oficinas e palestras relacionadas ao Meio Ambiente promovidas por parceiros como o Espaço Sócio Ambiental Nara Mattos, Escola Ambiente da Faccat, Vigilância Ambiental, Rotary Clube, Lions Clube, FX Sustentabilidade, Ecoponto da Cooperativa de Recicladores de Taquara (Cooreli) e a Patrulha Ambiental – Patram.
Próximas atividades da Quinzena do Meio Ambiente de Taquara:
07/06 – Sexta / 9h – palestra “Escola na Usina de Triagem (Cooreli): para onde vão nossos resíduos?”, com as escolas Luís Boes, Dorothea Schäfke, 27 de Maio; Sala Verde Itinerante: Hora do Conto “O pneu chorão”, na Emei Vovó Arlete e palestra sobre Segurança Alimentar, na Emef Nereu Wilhelms.
07/06 – Sexta / 14h – palestra “Escola na Usina de Triagem (Cooreli): para onde vão nossos resíduos?”, na Escola Cívico Militar (Ecim) e palestra sobre Segurança Alimentar, com alunos da Emef João Martins Nunes.
08/06 – Sábado – início às 8h30 e encerramento previsto para às 17h – Educa Ação na Rua Coberta.
09/06 – Domingo – Educomunicação: Adote um cãomigo.
10/06 – Segunda / 9h – Palestra sobre Segurança Alimentar, no Colégio Theóphilo Sauer e palestra “Dengue? E eu com isso?”, na Emei Vovó Domênica.
10/06 – Segunda / 14h – Palestra “Dengue? E eu com isso?”, na Emei Vovô Benjamin e palestra sobre Segurança Alimentar, na Emef Getúlio Vargas.
11/06 – Terça – 9h – Palestra sobre Segurança Alimentar, na Emef Rosa Elsa Mertins; palestra “Dengue? E eu com isso?”, nas Emeis Harda Liana Muller e Professora Rosana Cardoso e palestra da Patram: “A importância de cuidar da Fauna e Flora”, nas Emefs Dona Leopoldina, Rudi Lindenmeyer, Salzano da Cunha e 25 de Julho.
11/06 – Terça – 14h – Palestra “Dengue? E eu com isso?”, na Ecim; palestra sobre Segurança Alimentar, no Colégio Rodolpho Von Ihering; palestra “Dengue? E eu com isso?”, na Emei Vovó Mina e palestra com a Patram: “A importância de cuidar da Fauna e Flora”, nas Emefs Tomé de Souza, Zeferino Vicente Neves Filho e Eeef Hermínia Marques.
13/06 – Quinta – 9h – Palestra “Escola na Usina de Triagem (Cooreli): para onde vão nossos resíduos?”, com a Escola Breno Ritter; palestra “Dengue? E eu com isso?”, com as escolas Lucas Sauer, Emei Tia Bete; Palestra Segurança Alimentar, na Emef Alípio Sperb.
13/06 – Quinta – 14h – Escola na Usina de Triagem (Cooreli): para onde vão nossos resíduos?, nas Emefs Calisto Eolálio Letti e 17 de Abril; palestra Segurança Alimentar, na Emef Lauro Muller e palestra: Dengue? E eu com isso?, nas Emeis Tia Pati e Vera Marks Iribarry.
14/06 – Sexta – 9h – Escola na Usina de Triagem (Cooreli): para onde vão nossos resíduos?, nas escolas Tristão Monteiro e Caramuru; palestra Segurança Alimentar, na Emef Emílio Leichtveis e a palestra “Dengue? E eu com isso?”, na Emef Arlindo Martini e na Emei Vovó Celita.
15/06 – Sábado – Encerramento com o lançamento de vídeo sobre a Quinzena do Meio Ambiente promovida em Taquara.