Novo Hamburgo brilha na 48ª Expointer com premiações, artesanato e agricultura familiar

Novo Hamburgo marca presença de destaque na 48ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A cidade participa com expositores de Lomba Grande, artesanato, agricultura familiar e até mesmo animais premiados, mostrando a força do setor no cenário estadual e nacional.
Agricultura familiar de Lomba Grande em evidência
Uma comitiva com 60 agricultores familiares, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares (STAF) de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, visitou a feira para prestigiar os expositores da cidade.
Atualmente, dez produtores hamburguenses, acompanhados pelo Gabinete de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, participam da Expointer. Para a presidente do STAF, Maria Daniela Ronnau, a presença de Novo Hamburgo demonstra o potencial de Lomba Grande e valoriza a agricultura familiar.
“Os pavilhões estão sendo muito procurados e valorizados. O empenho dos nossos produtores é motivo de orgulho, estamos muito bem representados”, afirmou Maria Daniela.
Ela também destacou que a participação amplia a visibilidade do município: “Temos pecuária, ovinos e agroindústrias que levam o nome de Lomba Grande para o Estado e para o País”.
Animais de Novo Hamburgo conquistam premiação
Entre os destaques está o produtor rural Cassiel Nerbas, da Cabanha Nerbas, de Lomba Grande. Sua fêmea Badalada conquistou o 3º lugar de Melhor Fêmea Jovem Gir Leiteiro.
A propriedade levou quatro animais da raça Gir Leiteiro para a feira, sendo duas bezerras de oito meses, uma novilha de dois anos e outra de um ano e meio. Esta é a segunda participação da cabanha na Expointer.
“Estamos muito felizes com a premiação e com a receptividade do público. A expectativa é de uma semana ainda mais positiva”, celebrou Nerbas.
Artesanato sustentável de Novo Hamburgo
No Pavilhão do Artesanato Gaúcho, a Cooperativa Olhares de Hamburgo participa pela terceira vez. O grupo atua dentro da Economia Solidária e transforma retalhos de couro fornecidos por curtumes em peças como bolsas, tapetes, necessaires e chapéus.
Segundo a cooperada Mara Silvana Pereira, além do aproveitamento dos materiais, a iniciativa também garante retorno ambiental:
“O couro que não utilizamos volta para os curtumes e recebe o destino correto. As vendas estão muito boas”, destacou.

Atualmente, nove mulheres integram a cooperativa.
Produtores locais conquistam espaço na Expointer
No Pavilhão da Agricultura Familiar, Novo Hamburgo também é representado por empreendimentos de Lomba Grande. A Cachaçaria Invito, de Jonas Henrique Thiesen e sua filha Paula, participa pelo segundo ano e já comemora bons resultados.
“A primeira participação no ano passado foi excelente. Agora, na segunda, estamos ainda mais satisfeitos. As novidades e os produtos tradicionais têm tido ótima aceitação”, disse Jonas.
Outro destaque é o Sítio Amigos da Terra, da agricultora Denise Bárbaro da Rosa, que levou uma variedade de produtos como pães, cucas, bolos, biscoitos, iogurtes, nata e doce de leite.
“Este ano começamos com vendas ainda melhores do que em 2024. O movimento está muito positivo”, comemorou Denise.