Frio chega com força e muda o tempo no Rio Grande do Sul

A entrada de uma massa de ar frio mudou radicalmente o tempo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (4), encerrando o calor e a sensação de abafamento que marcaram os primeiros dias da semana.
Uma frente fria avançou pelo estado trazendo chuva — forte em várias regiões — e abrindo caminho para o primeiro episódio de frio tardio em setembro. O sistema foi impulsionado por uma massa de ar de origem polar vinda da Argentina, trazendo temperaturas mais comuns de julho do que do início da primavera.
Com a chegada desse ar frio, os termômetros despencaram ao longo do dia em grande parte do estado. Em algumas áreas, os volumes de chuva superaram os 100 mm.
Nesta sexta-feira (5), o amanhecer será gelado em praticamente todo o território gaúcho. As temperaturas mais baixas devem ocorrer na fronteira com o Uruguai, na região da Campanha e na Serra do Sudeste, onde os termômetros podem marcar entre 1ºC e 4ºC. Nas demais regiões, mínimas entre 7ºC e 10ºC. À tarde, o frio continua, com máximas entre 12ºC e 15ºC na maioria das cidades, podendo ficar em torno dos 12ºC no Sul do estado.
A instabilidade continua nesta sexta, mas o céu segue nublado e o frio persiste nos próximos dias. Há chance de novas pancadas de chuva. A boa notícia é que o sol deve reaparecer aos poucos no fim de semana.