Proteção das Abelhas: Cadastro de apicultores é crucial no combate à dengue em Parobé.
A fim de intensificar o enfrentamento à dengue em Parobé, a Vigilância em Saúde Ambiental, em consonância com as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde, dará início nos próximos dias à aplicação do fumacê em áreas próximas a locais com casos suspeitos ou confirmados da doença.
Entretanto, considerando que o fumacê, por ser um inseticida, pode afetar outras formas de vida, incluindo as abelhas, a Prefeitura está promovendo um cadastro para apicultores a fim de proteger as criações de abelhas em áreas urbanas.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que os apicultores entrem em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental, localizada na Rua Mario Mosmann, 100, Centro, ou pelo telefone 3543-8674, fornecendo o endereço completo do local de produção das abelhas. O objetivo é evitar a dispersão do inseticida nas proximidades dos endereços cadastrados, minimizando possíveis danos.
Importante ressaltar que o fumacê é uma medida estratégica para controlar as populações de mosquitos, atuando por meio de uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de inseticida. Essa abordagem visa eliminar o mosquito Aedes aegypti e outros vetores, prevenindo a transmissão de doenças como dengue, Zika vírus, Chikungunya, e outras enfermidades endêmicas.
Fonte: Eder Zucolotto | Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Parobé
Texto Editado por: Redação | Foto: Pexels