
Antônio Pereira do Nascimento, que recebeu R$ 131 milhões por erro do Bradesco, terá audiência de conciliação nesta terça-feira (18). Ele pede 10% do valor (R$ 13 milhões) como recompensa e mais R$ 150 mil por danos morais, alegando abalo emocional e cobranças indevidas.
O dinheiro foi parar na conta de Antônio por erro do Banco. Por conta dos desgastes que afirma ter sofrido, ele entrou com uma ação cível pedindo recompensa por apontar o erro da instituição e por danos morais.
Instituição Bancária
Em junho de 2023, Antônio viu seu saldo sair de R$ 227 para R$ 131.870.227,00. Ele relata que foi até uma agência do Bradesco, banco em que ele é correntista há 25 anos, para fazer uma transferência. O dinheiro iria para uma conta que ele possui, em outra instituição bancária.
Ele avisou o banco e devolveu o valor, mas teve sua conta alterada para uma categoria VIP, sofrendo cobrança indevida de taxas. Além disso, relata ter sofrido pressão psicológica e ameaças veladas para devolver o dinheiro.
Base legal do pedido
O artigo 1.234 do Código Civil garante uma recompensa mínima de 5% para quem devolve bens encontrados. A defesa argumenta que Antônio merece 10% do montante, que dá um total de R$ 13.187.022,00.
O motorista também alega que teve prejuízo com a movimentação financeira entre suas contas, houve mudança na categoria de sua conta, o que levou ao aumento de uma taxa bancária e cobrança indevida no valor de R$ 70, sem que ele fosse consultado.
A defesa de Antônio também citou que ele sofreu com o assédio da imprensa e, a defesa pediu R$ 150 mil de indenização por danos morais.
O Bradesco não comentou o caso, que segue na Justiça.
