Diretoria de Trânsito de Taquara
Serviços são oferecidos para a mobilidade urbana

A Diretoria de Trânsito de Taquara realiza atividades voltadas à organização e segurança da mobilidade urbana, sendo responsável pela implantação e manutenção da sinalização viária, além de fiscalização e educação no trânsito.
No planejamento e gestão, a Diretoria coordena políticas de trânsito para melhorar a fluidez e acessibilidade e, a infraestrutura viária também é mantida pelo órgão, incluindo semáforos e faixas de pedestres, além da fiscalização ocorrer em diferentes áreas, como transporte escolar, veículos de tração animal e estacionamento rotativo. A educação para o trânsito é promovida por meio de campanhas de conscientização.
Entre os principais serviços estão:
- Emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência;
- Autorização para eventos que impactam o trânsito;
- Taxistas e transportadores municipais contam com atendimento específico para questões relacionadas ao serviço;
- A população em geral também pode buscar informações e orientações sobre trânsito, instrução de defesas administrativas e recursos de infrações junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI);
- O cadastramento e instrução de condutores de veículos de tração animal também fazem parte das atribuições do órgão;
“Nosso trabalho envolve não apenas a fiscalização e a sinalização viária, mas também a escuta ativa da comunidade para atender suas necessidades. Buscamos soluções que tornem o trânsito mais seguro e eficiente para todos, sempre com base na legislação e nas melhores práticas de mobilidade urbana”, afirmou Rodrigues, diretor de Trânsito.