
A Doença de Parkinson é uma condição crônica, progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, causada principalmente pela queda acentuada na produção de dopamina, um neurotransmissor essencial para os movimentos automáticos do corpo.
Principais sintomas motores:
Tremores em repouso e nas extremidades;
Instabilidade postural;
Rigidez muscular;
Lentidão dos movimentos.
Outro sintomas:
Sintomas não motores também podem surgir, como distúrbios do sono, diminuição do olfato, alteração do ritmo intestinal e depressão.
Causa:
O avanço da idade pode acelerar a perda de neurônios produtores de dopamina, mas a causa exata da doença ainda é desconhecida, podendo envolver fatores genéticos e ambientais.
Tratamentos:
Embora ainda não exista cura, os tratamentos atuais (medicamentos, cirurgias e acompanhamento multiprofissional) permitem controle dos sintomas e qualidade de vida por muitos anos.
Atividades:
Atividade física, fisioterapia, fonoaudiologia, apoio psicológico e nutricional são fundamentais!
James Parkinson:
Hoje também homenageamos James Parkinson, médico britânico que descreveu a doença em 1817. Mesmo após tanto tempo, a desinformação e o preconceito ainda são desafios a serem superados.
Conscientize, respeite, apoie! Toda pessoa com Parkinson merece vida plena, digna e com inclusão. Essa é uma data para conscientizar, acolher e informar!