BrasilCidadesDestaquesÚltimasUrgente

Polícia Civil desmonta quadrilha do Falso Advogado em ação nacional

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (2) a Operação Falso Patrono, desarticulando uma organização criminosa especializada no golpe do “falso advogado”. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos, sob o comando do Delegado João Vitor Herédia.

Foram cumpridos 7 mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão no Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais. Seis pessoas já foram presas, até o momento. A operação contou com a participação de mais de 100 agentes do Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais.

O golpe:

Os criminosos acessavam dados públicos de processos judiciais, monitoravam os sistemas dos tribunais para identificar processos, especialmente aqueles relacionados a precatórios, Requisições de Pequeno Valor ou indenizações, coletavam informações pessoais, contatavam as vítimas, se passando por advogados, funcionários de tribunais e outros profissionais, informavam que determinado valor havia sido liberado, enviavam documentos falsificados, e solicitavam o pagamento de “custas”, “impostos” ou “taxas” via PIX.

Abordagem:

A abordagem envolvia linguagem jurídica, chamadas de vídeo, fotos e vídeos.

A investigação, iniciada após dezenas de denúncias de advogados que tiveram seus nomes usados indevidamente, identificou 15 suspeitos no CE, 1 em SC e 1 em MG. Dentre esses, foram expedidas e estão sendo cumpridas ordens de prisão preventiva contra sete integrantes principais da associação criminosa, todos localizados no Estado do Ceará. O líder do esquema, de 44 anos, controlava os ganhos e coordenava toda a estrutura criminosa.

A Polícia Civil alerta:

Nunca realize depósitos antecipados sem verificar diretamente com seu advogado de confiança.

Redação - Jornal do Povo

A redação do Jornal do Povo é o setor que trabalha diariamente e constantemente para te informar e trazer o que há de mais atual no seu dia a dia! Seu portal de notícias diário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock Detectado.

Usamos recursos próprios e AdSense para manter o Jornal Do Povo gratuito para todos. Pedimos sua permissão para exibir os anúncios.