Raios e granizo atingem diversas regiões do Rio Grande do Sul durante a madrugada

A madrugada desta sexta-feira (22) foi marcada por temporais acompanhados de granizo, raios e chuva forte em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno ocorreu em razão da atuação de uma frente quente que se formou no final da quinta-feira (21) e ganhou força ao longo da madrugada, com nuvens de grande desenvolvimento vertical.
De acordo com a Metsul Meteorologia, a queda de granizo foi registrada em municípios como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Portão, Barão, Santa Cruz do Sul, Teutônia, Guaíba e Sobradinho, além de outras cidades do Centro, Sul e Leste do estado. Esse tipo de frente costuma provocar maior incidência de raios e granizo durante o inverno.
Raios no Vale do Paranhana
O Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, registrou 260 descargas elétricas no Vale do Paranhana em um intervalo de apenas quatro horas na madrugada desta sexta-feira.
Alerta segue para o estado
A Climatempo alerta que as instabilidades devem continuar ao longo desta sexta-feira em todo o território gaúcho. A intensificação de uma área de baixa pressão, a presença de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera e o avanço de uma nova frente fria devem provocar novamente a virada no tempo.
Há risco de chuva forte, temporais e rajadas de vento que podem chegar a 90 km/h. Também não estão descartadas a ocorrência de microexplosões ou tornados em pontos isolados. O cenário de maior atenção se concentra no sudeste e no extremo sul do estado, onde o risco é classificado como extremo.
Nas regiões da campanha, fronteira oeste, região central e costa doce, o alerta também permanece elevado para temporais com descargas elétricas, granizo e ventos intensos.