BrasilCulturaDestaquesEspecialMundoÚltimas

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Uma homenagem à história e cultura

O Dia Nacional do Imigrante Italiano é celebrado anualmente em 21 de fevereiro para reconhecer a contribuição dos italianos na formação do Brasil. Instituída pela Lei nº 11.687/2008, a data marca o 151º aniversário da imigração italiana, que começou com a chegada do navio La Sofia, em 1874, ao Espírito Santo, com quase 400 pessoas a bordo.

A chamada Expedição Tabacchi partiu do porto de Gênova e levou ao Espírito Santo italianos do Trentino, que, na época, pertencia ao Império Austro-Húngaro. O movimento migratório foi organizado por Pietro Tabacchi, um comerciante que havia falido nos anos 1850 e viajado ao Brasil para escapar dos credores.

O Brasil é o país com maior número de descendentes de italianos no mundo, somando cerca de 25 milhões de pessoas. A imigração foi impulsionada pela crise econômica na Itália no século XIX e XX, levando milhares de camponeses a trabalharem nas lavouras brasileiras, especialmente no Sul e Sudeste.

O Brasil recebeu um grande fluxo de imigrantes, especialmente italianos, impulsionado pela abolição da escravatura e pela necessidade de substituição da mão de obra nas lavouras. Na Itália, crises políticas e econômicas forçaram muitas famílias rurais a deixar suas terras. A unificação italiana gerou conflitos, e a falta de oportunidades nas cidades, que ainda passavam por um desenvolvimento industrial inicial, tornou a emigração uma alternativa para sobrevivência.

A comunidade italiana trouxe influências marcantes para a cultura brasileira, seja na gastronomia, arquitetura, música ou economia. Essa forte ligação entre os países segue sendo celebrada e valorizada!

Jornal do Povo

O Do Povo Digital é um portal de notícias independente, com sede em Parobé, voltado a informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade. Atuamos diariamente na cobertura dos principais acontecimentos do Vale do Paranhana e região, sempre com foco na comunidade e nos temas que impactam a vida do cidadão comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock Detectado.

Usamos recursos próprios e AdSense para manter o Jornal Do Povo gratuito para todos. Pedimos sua permissão para exibir os anúncios.